No Remo, treino cancelado e possível vassourada

Não bastassem os problemas enfrentados dentro de campo, o Remo ainda está sendo obrigado a conviver com dificuldades fora das quatro linhas. A volta de Joinville (SC), por exemplo, acabou transformando-se em uma via crusis para a delegação azulina. A saída de Florianópolis (SC) deveria acontecer às 10 horas de sábado. A chegada em Belém estava prevista para às 22 horas. Contudo, a falta de condições de decolagem no aeroporto da capital catarinense atrasou a saída da delegação remista, que perdeu o vôo (conexão) em São Paulo, com destino a Belém.

A saída foi seguir em outra avião até Brasília (DF), onde jogadores, comissão técnica e dirigentes tiveram de pernoitar. A saída da capital federal só aconteceu às 11 horas de ontem, com o desembarque no aeroporto de Val-de-Cães sendo feito nas primeiras horas da tarde. Em função do problema, a sessão de hidroginástica que seria feita pelos atletas foi cancelada pela comissão técnica.

Os treinos para o jogo contra o Sport Recife, sexta-feira, 16, serão iniciados hoje pela manhã, no Baenão. De antemão, o técnico Arthur Bernardes já sabe que não poderá contar com o volante Állisson, punido pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, o zagueiro Irituia, livre da suspensão que o titou do jogo em Santa Catarina, já poderá ser utilizado pelo treinador.

Para o lugar de Állisson, Bernardes conta com o experiente Fernando César, que esteve no banco de reservas sexta-feira, e o jovem Wilson. É provável que o treinador faça opção pelo primeiro por se tratar de um jogador mais experiente. Já o miolo de zaga poderá até ser mantido com Ney e Juninho, que agradaram o treinador diante do Joinville, em que pese a derrota do time.

Novidades poderão surgir hoje, no Baenão, onde poderá ser divulgada a lista comp3lta de dispensados, já que Dário, Arthur e Valderi já deixaram o clube. A ordem no clube é promover o enxugamento do elenco, que conta, agora, com 31 atletas, número ainda considerado excessivo pela cartolagem. Pelo menos mais quatro ou cinco atletas, segundo informações extra-oficiais, vão deixar o plantel nas próxima horas. As dispensas contam com o aval do técnico Arthur Bernardes. Os nomes dos futuros liberados já teriam sido definidos pelo treinador em conjunto com a direção do clube, mas só serão divulgados à imprensa após os jogadores tomarem conhecimento. A lista, segundo uma fonte remista, teria sido preparada antes mesmo do jogo contra o
Joinville, sexta-feira.

Ao mesmo tempo que trata da liberação de jogadores, a diretoria remista já começa a pensar na vinda de novos atletas, que deverão ser indicados por Bernardes. As novas aquisições deverão render uma grande dor de cabeça aos dirigentes remistas. Ontem, por telefone, o vice-presidente Ronaldo Passarinho admitiu que não será fácil encontrar bons jogadores disponíveis no mercado. “Com o Brasileiro (Série A e B) em andamento, será muito complicado encontrar bons jogadores que não estejam empregados”, salientou. O dirigente lembrou que a competição nacional envolve 48 clube, com uma média de 28 profissionais em cada um desses clubes. “São 344 ou mais atletas empregados”, observou.

Passarinho ressaltou, ainda, que restam aos clubes contratar jogadores que estão retornando do futebol do exterior. “Mas aí tem aquele negócio do jogador chegar e precisar de um tempo para entrar em forma. Como faltam só onze jogos para nós fica muito ruim trazer jogadores nessas condições”, declarou.

O dirigente afirmou também que o Remo só pretende trazer quem tenha condições de chegar e resolver o problema do time. “Não nos interessa trazer quantidade. Se fosse assim, a gente poderia até trazer uma carrada de jogadores. O que pretendemos é trazer gente de qualidade”, concluiu.