Londrina ainda acredita em um ‘milagre’

O Londrina tentará hoje contra o Sport, às 20h30, no Estádio do Café, sua segunda vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de ganhar do Joinville, em Santa Catarina, o LEC enfrenta na 15 rodada um adversário direto na briga para fugir do rebaixamento. Enquanto o Londrina ocupa a 24 colocação, com 6 pontos, o Leão da Ilha está em 20º lugar, com 14 pontos, e uma partida a menos. Somente uma vitória permitirá ao Londrina continuar sonhando com a permanência na Segunda Divisão. Um resultado adverso poderá significar o início do período mais nebuloso da história do LEC.

Para conquistar os três pontos e ganhar um fôlego a mais na competição, o Londrina precisará superar o trauma de não vencer no Estádio do Café. Desde o distante 26 de fevereiro já são 152 dias a equipe não vence jogando em seus domínios. Após superar o Rio Branco, pelo Campeonato Paranaense, o LEC jogou outras 10 partidas no Estádio do Café. Perdeu seis vezes e empatou quatro.

A vitória se faz ainda mais necessária, pois, segundo cálculos da comissão técnica, o time precisará vencer sete dos últimos nove jogos no campeonato para não cair para a Terceira Divisão.
Mas se o Londrina não vence jogando em casa, o Sport também não assusta quando atua fora da Ilha do Retiro. Nesse Brasileiro, o Leão da Ilha perdeu quatro vezes e empatou dois jogos atuando longe de sua torcida. Para o Marília, na segunda rodada, a derrota foi por impiedosos 7 a 1. Uma das armas do Sport para tentar sair da zona do rebaixamento é a grande quantidade de jogadores experientes que fazem parte de seu elenco. Entre eles, o goleiro Maizena, o zagueiro Silvio Criciúma, o meia Cleisson e o atacante Robson, o Robgol.

Essa experiência do adversário, aliás, é uma das maiores preocupações de Abel Ribeiro, técnico do Londrina. Ele sabe que seus jogadores precisarão manter-se atentos durante a partida para não serem surpreendidos e deixarem escapar a vitória. ”O Sport também não atravessa uma grande fase, mas possui jogadores que podem fazer a diferença”, observou Ribeiro. Ele acredita que a vitória contra o Fortaleza (2 a 1), na última rodada, aumentou a confiança do adversário. ”Eles estão animados. Precisamos dominar as ações e não darmos chances ao Sport”, declarou o treinador.

As novidades no Londrina serão as presenças do meia Valdeir e do atacante Fabrício entre os titulares. Valdeir, que fará sua reestréia no clube, substitui o volante Pingo, suspenso. ”Estou com 70% da minha condição física. Mas, enquanto suportar, vou correr para ajudar meus companheiros”, adiantou o meia. Já Fabrício, que entrou bem no decorrer da partida contra o Joinville, entrará na vaga de Carazinho, também suspenso. O atacante Wesley Brasília, que retornou ao Londrina na semana passada após frustrada negociação para o futebol turco, ficará no banco de reservas.