ESPECIAL – Por trás das notícias

O JC OnLine, portal do sistema Jornal do Commercio de Comunicação, busca manter os internautas bem informados e prestar o melhor serviço possível, tendo como garantia a tradição da instituição, que, ao mesmo tempo, inovadora e pioneira, constituindo-se em um dos meios de comunicação mais respeitados no estado. Um dos parceiros do JC OnLine é o PeloSporTudo.Com, juntos, uniram a paixão do torcedor Rubro-Negro com o compromisso com a informação séria. Com uma equipe formada por jornalistas, webmasters e webdesigners, o JC OnLine dispõe de uma área dedicada aos torcedores dos três principais clubes pernambucanos chamada Torcida Virtual.

Assim que terminam os jogos do Sport, e você acessa o PST, encontra as matérias escritas por este jornalista nascido no dia 26 de fevereiro de 1974. Trata-se de Marcelo Cavalcante, responsável pelo conteúdo da Torcida Virtual. Segundo ele, “é importante que também se crie o costume de torcer virtualmente”.

Formado há sete anos, Marcelo não se inspirou em ninguém para seguir a profissão. “Não é arrogância, mas nunca parei para pensar nisso”, disse. Na verdade, ele escolheu que carreira seguir quando estava próximo de prestar o vestibular. Como não gostava de exatas, optou pelo jornalismo, contrariando a vontade dos pais, que gostariam de vê-lo estudar Direito.


A trajetória no jornalismo esportivo começou em 96, no Diario de Pernambuco, onde fazia a cobertura do amadorismo. Já de 97 a 2000, Marcelo ficou fora da editoria de esportes, tendo passado, dentre outras, pela de Veículos. Voltou a ter contato com os esportes ao assumir a assessoria do Unibol.

Em 2001, após retornar de Brasília, local onde passou um período, surgiu o convite para ser assessor do Sport. Para Marcelo, essa foi uma época importante, na qual obteve muitos contatos e firmou-se no jornalismo esportivo. Ele relembra que, na véspera de uma cirurgia a qual seria submetido, o Sport havia empatado com o Porto e cogitava-se a saída de Jair Pereira. “O telefone não parava”, comentou. No mesmo ano, saiu do Sport e foi para a Folha de Pernambuco, em seguida passou pelo Jornal dos Sports. A partir de maio de 2003 ingressou no Sistema Jornal do Commercio.

Um dos momentos marcantes da carreira dele foi uma entrevista com Dunga, feita em 2001. Marcelo disse que “foi interessante conhecer o capitão do tetra”. Mas ele também afirma que “toda final de campeonato é marcante”, pois o torcedor vai animado, depois tem a festa. “É gostoso”, mencionou.

Marcelo Cavalcante não enxerga com bons olhos a atual situação do futebol pernambucano. “Está mal, com três times na Segunda Divisão. Isso é muito triste”, falou. “Hoje está se tendo uma decadência no futebol pernambucano. Os diretores não sabem explorar a paixão que os torcedores têm”, completou.


Conforme argumentou o jornalista, “o que falta nos clubes é dar vantagens para os torcedores freqüentarem os estádios”. Uma das soluções seria a publicidade, já que os preços poderiam ser barateados por conta dos contratos. “A TV é uma amiga, não está atrapalhando. A renda dos jogos não sustenta o clube”, declarou.

Mesmo assim, ele tem convicção de que o futebol nacional é o melhor do mundo, estando “a diferença na organização”. O futebol brasileiro seria melhor tanto taticamente quanto profissionalmente. “Não se tem o drible nem a malemolência de jogadores como os dois Ronaldinhos, Kaká e Juninho Pernambucano”, citou.

Quando o assunto é o Leão da Ilha, Marcelo lamentou a atual situação na qual o Sport se encontra. “O clube cresceu muito na década de 90 e, em menos de dois anos, foi tudo embora”, comentou. Ele não acredita na classificação desde o início do Campeonato Brasileiro, porém também não acha que o Rubro-negro caia para a Terceira Divisão. “Heriberto é bom, mas não é milagreiro! Ele ainda vai montar um esqueleto. Se tivesse chegado antes, poderia ter sido melhor”, argumentou.

Além do futebol, as outras paixões de Marcelo são o cinema – ele assiste, em média, quatro filmes nos fins de semana – e a música – fã do grupo The Velvet Underground, ele também é colunista do www.vitrolaz.com.