Sport deverá conseguir hoje liberação de Élder

Depois de 40 dias de jejum, o volante Élder pode, enfim, vestir a camisa do Sport, no Clássico das Multidões, marcado – definitivamente – para sábado, na Ilha do Retiro, às 16h, válido pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Como só segunda-feira a Fifa deve estar enviando o liberatório para o jogador ser regularizado na CBF, o Sport tenta outro caminho a fim de apressar o processo. Hoje, através do seu corpo jurídico, o Leão tenta uma liminar junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para deixar o atleta em condições de jogo.
“Estou sem poder trabalhar por causa desse atraso. Isso tem atrapalhado minha carreira. Na Justiça do Trabalho eles podem conceder uma liminar, assim como acontece quando jogador e clube brigam na Justiça, e o TRT libera o atleta para exercer sua profissão, enquanto não há ganho de causa de uma das partes”, explicou Élder, mostrando estar por dentro das leis trabalhistas.

O departamento jurídico do clube está em contato direto com juízes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, para se inteirar o máximo possível do assunto. Toda essa cautela é para evitar que o clube dê um passo em falso para não causar a perda de ponto por utilização de um atleta em situação irregular.

“Estou muito ansioso para que tudo se resolva o mais rápido possível. Não agüento mais essa situação, mas acredito que possamos resolver de uma maneira que eu fique regularizado para o jogo contra o Santa Cruz”, diz. “Agora, só depende do professor Heriberto da Cunha me escalar ou não. Estou preparado”, diz.

O imbróglio começou com uma transação entre a Portuguesa de Desportos, na qual Élder estava em 2003, e o Kalithea, da Grécia. Segundo o volante, os gregos pagaram US$ 25 mil pelo seu empréstimo ao empresário Luiz Alberto de Araújo, Luizão, que não fez o devido repasse à Portuguesa.

Para conseguir o liberatório, Élder teve de bancar do próprio bolso o montante que, em reais, é o equivalente a R$ 78.175,00.