O Clássico dos namorados

Por Adelmar Bittencourt

Acho bonita essa fraternal relação entre os times de 2ª e 3ª maior torcida de Pernambuco. Uma prova de que, nesse mundo embrutecido do futebol, ainda há lugar para o amor, o carinho, a compreensão, o ombro amigo.

É realmente comovente ver como um torcedor do 3° time do Estado se dói quando fala-se do 2° time, ou vice-versa. Prova de as relações entre as duas equipes são calcadas em respeito e carinho mútuos. Tanto que, no próximo sábado, eles vão realizar o CLÁSSICO DOS NAMORADOS. “Que coisa mais meiga!”, você diria. Sei não, lá de onde eu venho, isso tem outro nome…

O Laerte, torcedor doente da 2ª maior equipe do Estado e amigo meu, não concorda muito com essa relação. Ele me disse ter ficado indignado quando, ao final do jogo entre as duas equipes irmãs na decisão do primeiro turno do campeonato de 2001, a sua torcida bateu palmas para a volta olímpica dos jogadores do 3° time, que não ganhavam um mísero turno desde 1995.

Já o Tomás, fanático torcedor do 3° time de Pernambuco e também um grande amigo meu, acha isso natural. Ele vive me dizendo que ganhar da 2° equipe até que é bom, mas não tem muita graça. “É como jogar um amistoso”, diz ele.

Bom mesmo, segundo Tomás, é vencer o Sport (coisa que nos últimos 8 jogos ele só viu UMA vez…). Ele vive sonhando com o dia em que vai ver seu time ganhar um título contra nós. Um sonho que ele acalenta há 37 anos…

Quando os dois times em questão decidem um título, já entram em campo como campeões, pois conseguiram a maior vitória imaginável por essas plagas: alijar o Sport da disputa. O jogo, bem como o lugar para onde vai a taça, são meras formalidades.

Toda vez que alguém vem me dizer que esse negócio de “Triconáutica”, de “Nacruz”, não existe, que é coisa de rubro-negro arrogante, eu mostro minha teoria, simples e cartesiana, sobre o fato. Pergunte a um torcedor do 2° maior time de Pernambuco qual é o seu maior rival. “O Sport, claro”, vai dizer ele.

Depois chegue para um torcedor da 3ª maior equipe do Estado e faça a mesma pergunta. “Claro que é o Sport”, vai dizer esse torcedor, enquanto se contorce de raiva (é uma característica deles com relação a nós).

Por outro lado, pergunte a um torcedor do Sport quem dos dois é o maior rival. O 2° time? O 3°? Fica difícil para o torcedor do Leão responder, pois o Sport representa o Olimpo do futebol de Pernambuco, o objetivo a ser sempre alcançado. Estão vendo? É simples e prático: dois contra um.

E eles ganham de nós, claro. Ignorando o inapelável disfarce que é a divisão deles em duas equipes, tem-se um time só, e com 44 títulos pernambucanos (23 do 2° time e 21 do 3°). E nós, sozinhos e com nossos pobres esforços, temos apenas 34. Um dia eles têm que ser maiores em algo, não é?