Heriberto prega a união na Ilha

Em meio a poucos, mas animados torcedores, o novo técnico do Sport, Heriberto da Cunha, desembarcou ontem no Recife para comandar o time nas 13 últimas rodadas da primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador foi recebido também por um grupo de ex-dirigentes do Sport, capitaneados por Fernando Samico, com quem trabalhou quando da sua primeira passagem pela Ilha do Retiro, em 2002. Com o time agonizando na classificação da Série B, ontem mesmo Heriberto se apresentou ao elenco e iniciou os trabalhos visando ao jogo contra o Santa Cruz, marcado para o próximo dia 3 de julho, na Ilha do Retiro.

Ainda no saguão do Aeroporto Internacional dos Guararapes, Heriberto se mostrou muito à vontade para falar sobre o time. Mesmo de longe, detectou o que parece ser o principal erro do Leão: união abaixo da média entre os atletas. “Precisamos nos unir mais. Fazer do Sport uma grande família”, afirmou ele.

Curiosamente, as primeiras palavras do treinador foram semelhantes ao que disse o técnico demitido na última quarta-feira, Luís Carlos Ferreira, ao ter o primeiro contato com a imprensa pernambucana, 45 dias atrás.

Certo é que Heriberto aceitou com grande satisfação dirigir o Sport pela segunda vez na carreira. Segundo ele, apesar das dificuldades, a intenção não podia ser outra senão repetir o bom trabalho de 2002, quando levou o Sport às quartas-de-finais da Série B, ou até fazer melhor.

Não dá para imaginar o Sport com o elenco que tem, segundo ele, ocupando a 16ª posição do campeonato, com 11 pontos. “Um time que tem Maizena, Sílvio Criciúma, Hélcio e Robgol tem de puxar a responsabilidade para si. Afinal, estar nesta situação não é só ruim para o Sport, mas para todos eles”, diz.

Heriberto sabe que terá de correr contra o tempo para tentar reverter a situação. Hoje, ele deve se reunir com o elenco para uma conversa séria, o que deve determinar se haverá ou não novas contratações, ou até mesmo novas dispensas. “Os atletas sabem mais do que ninguém onde estão os erros. Temos de ter humildade para buscar os resultados e melhorar a situação”, afirmou.

A contratação foi elogiada por Nildo e Maizena. Ambos são voz ativa no grupo e estiveram no elenco dirigido por Heriberto da Cunha anteriormente.

Segundo o diretor de futebol Domingos Filho, que foi receber o treinador no aeroporto, dificilmente o Sport irá contratar. “Atualmente, o elenco conta com 31 jogadores e pouquíssimos atletas podem não ser aproveitados. Mas a intenção é trabalhar com o elenco que aí está. Já que é opinião geral é de que o melhor elenco da Série B é do Sport”, comentou o diretor.

Com Heriberto, vem também o preparador físico Paulo Camargo, fiel escudeiro do treinador, que inclusive esteve com ele no Sport, em 2002. Não está descartada ainda a vinda de um assistente-técnico. Isso deve ser resolvido nos próximos dias.