Copa do Brasil 2008 começa em Fevereiro

Em 2008 será realizada a 20ª edição da Copa do Brasil, segundo torneio mais importante do calendário da Confedaração Brasileira de Futebol. A competição deverá ser disputada por 64 clubes, sendo 54 classificados através dos resultados dos estaduais e mais 10 oriundos do Ranking da CBF.

Assim sendo, engana-se quem pensa que com o título do Brasileirão já definido e as emoções destas últimas rodadas ficam apenas por conta das disputas pelas vagas na Libertadores e Sulamericana, além da briga contra o rebaixamento. É preciso lembrar que a classificação final do Campeonato Brasileiro interfere diretamente na lista de clubes participantes da Copa do Brasil 2008, afinal, todos as equipes que se classificarem para a disputa da Taça Libertadores automaticamente ficam de fora da Copa do Brasil. Bem como alguns campeões e vices estaduais acabam abrindo vaga para outros clubes entrarem na competição através do ranking da CBF.

Hoje estariam participando da Copa do Brasil 2008:

Rio Branco-AC, Coruripe-AL, Corinthians-AL, Trem-AP, Nacional-AM, Fast Clube-AM, Vitória-BA, Bahia-BA, Fortaleza-CE, Icasa-CE, Brasiliense-DF, Guará-DF, Linhares-ES, Atlético/GO, Goiás-GO, Imperatriz/MA, Cacerense-MT, Grêmio Jaciara-MT, Águia Negra-MS, CENE-MS, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Remo-PA, Tuna Luso-PA, Nacional-PB, Sousa-PB, Paranavaí-PR, Paraná-PR, SPORT-PE, Central-PE, River-PI, Flamengo-RJ, Botafogo-RJ, Volta Redonda-RJ, ABC-RN, Grêmio-RS, Juventude-RS, Veranópolis-RS, Ulbra-RO, Atlético-RR, Santos-SP, São Caetano-SP, Chapecoense-SC, Criciúma-SC, América-SE, Itabaiana-SE e Palmas-TO.

Algumas federações estaduais ainda não ocuparam todas as vagas que lhe são de direito, pois as competições classificatórias estão em andamento. São elas:

Espírito Santo – aguarda a finalização da Copa Espírito Santo;
Maranhão – aguarda a finalização do Campeonato Maranhense;
Minas Gerais – aguarda a finalização da Taça Minas Gerais;
Paraná – aguarda a finalização da Copa Paraná;
Piauí – aguarda a finalização da Copa Piauí;
Rio Grande do Norte – aguarda a finalização da Copa RN;
São Paulo – aguarda a finalização da Copa FPF;

As dez vagas destinadas ao Ranking da CBF serão ocupadas somente após a definição dos 54 clubes indicados por suas respectivas federações e das 5 equipes que disputarão a Libertadores.

O Leão foi vice-campeão do torneio em sua 1ª edição, disputada em 1989 e vencida pelo Grêmio-RS, além de ter chegado às semi-finais em outras duas oportunidades.

Redação meuSport.com