Campeonato Pernambucano 2008

Para os jogadores, o melhor a fazer é se dedicar ao que acontece dentro de campo, pois a fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano 2008 está entre as mais complicadas já vistas na história do futebol brasileiro. Cabe aos dirigentes, aos torcedores mais curiosos e aos jornalistas, tentarem entender o que vai como será disputado o torneio do ano que vem. Acompanhe:

1° Turno

É dividido em duas fases:

1ª Fase

São 12 equipes na disputa. Na primeira fase elas ficam divididas em três grupos. Sport, Náutico e Santa Cruz não se cruzam, pois são cabeças-de-chave. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Apesar da mudança aparentemente desnecessária, até ai nenhuma anormalidade foi detectada.

2ª Fase

Na segunda fase começa a se tornar mais difícil de entender a (des)organização das equipes. Os três grandes continuam como cabeças-de-chave. Mas os adversários dentro do grupo mudam. Os times do interior serão espalhados pelos novos grupos de acordo com a classificação de cada um na primeira fase. Em sorteio, a Federação definiu que: 1) O Sport enfrenta o primeiro, o quarto e o sétimo colocado entre os times do interior. 2) O Náutico enfrenta o terceiro, o sexto e o nono colocado entre os times do interior. 3) O Santa Cruz enfrenta o segundo, o quinto e o oitavo lugar, também entre os times do interior. Mais uma vez, a disputa é feita em partidas de ida e volta.

Será campeão quem…

Conquistar mais pontos na somatória entre a primeira e a segunda fase.

Observação: O Sport já sai perdendo na segunda fase, já que enfrentará o grupo mais difícil, com o primeiro, o quarto e o sétimo colocado.

2° Turno

As coisas começam a ficar mais claras. O segundo turno é formado por dois hexagonais. Os seis melhores colocados ao fim do primeiro turno se enfrentam na disputa pelo título. Os seis piores irão lutar para saber quem permanece na primeira divisão. Dois times serão rebaixados ao final do hexagonal dos piores do campeonato. Mais uma vez os jogos serão de ida e volta.

Será campeão quem…

Terminar na primeira colocação no hexagonal principal. Simples? Seria, se a Federação Pernambucana não tivesse tido outra "grande idéia". Para sagrar-se campeão do turno, o time precisa abrir dois pontos de vantagem com relação ao segundo colocado. Por exemplo: se o Sport tiver somado 25 pontos ao fim do hexagonal, e o Náutico 24 pontos, haverá jogo extra entre os dois para decidir quem é o campeão do turno.

Será considerado o Campeão Pernambucano de 2008 quem…

Conseguir conquistar os dois turnos. Caso times diferentes vençam, será realizada uma final, em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois empates.

Observação: De acordo com o estatuto do torcedor, a fórmula de disputa de um campeonato tem que se repetir por dois anos consecutivos. Ou seja, os torcedores rubro-negros terão dois anos para se acostumarem com o novo Campeonato Pernambucano.

Estão na disputa:

Grupo A:
Náutico (Recife)
Serrano (Serra Talhada)
Porto (Caruaru)
Centro Limoeirense (Limoeiro)

Grupo B:
Santa Cruz (Recife)
Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe)
Petrolina (Petrolina)
Vera Cruz (Vitória de Santo Antão)

Grupo C:
Sport (Recife)
Salgueiro (Salgueiro)
Central (Caruaru)
Sete de Setembro (Garanhuns)

A competição começa no dia 12 de janeiro de 2008. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto de Oliveira, informou que a tabela de jogos deve ser divulgada no mês de novembro.

Gustavo Paes
Redação meuSport.com