Sport e Ponte ficam no empate em Campinas

NE10

O Sport suportou a pressão da Ponte Preta e arrancou um empate importante no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na noite desta quarta-feira. O Leão foi muito pressionado no início, saiu atrás no placar, mas empatou com Marquinhos Gabriel e equilibrou. No segundo tempo, brilhou o goleiro Magrão, que fez quatro grandes defesas e impediu que a Ponte chegasse a vitória.

Com o resultado, o Sport encerra uma sequência de duas derrotas e vai aos 13 pontos, subindo momentaneamente para a 12ª colocação. No próximo domingo, a oportunidade de voltar a vencer será contra o lanterna Atlético-GO, na Ilha do Retiro, às 16h. Já a Ponte Preta fica com 16 e segue como nono. No domingo, o time enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Os dois times ainda podem perder posições até o fim da rodada. 

O JOGO

A Ponte Preta impôs uma forte pressão sobre o Sport no início da partida. A equipe de Campinas apresentava uma marcação avançada, em cima dos zagueiros rubro-negros, e uma chegada constante dos laterais João Paulo e Gerônimo no ataque, sempre com opções para trocar passes.

Embora a defesa rubro-negra desse sinais de estar mais concentrada em busca de um posicionamento correto, bastou cinco minutos para a equipe de Campinas sair na frente.

Em um lance sensacional, o meia-atacante Rildo, pela esquerda, pedalou para cima de Cicinho, passou em direção à linha de fundo e cruzou de letra. André Luís desviou com o pé e abriu o placar.

Os ponte-pretanos queriam mais. Com uma forte marcação sob pressão, encurralavam a zaga rubro-negra. Ailson travou uma bola com Rildo, que quase saiu diante de Magrão.

O Sport tinha enorme dificuldade para bloquear os avanços dos laterais da Ponte Preta. João Paul e Gerônimo chegavam na ponta com facilidade e articulavam bem

Só perto dos 20 minutos, o Leão começou a trabalhar a bola no meio de campo com consciência. Em boa trama ofensiva, Cicinho tocou para Willans, que ajeitou para Marquinhos Gabriel. O camisa 10 do Leão mandou um disparo certeiro no ângulo à esquerda do goleiro Edson Bastos, que não conseguiu chegar. Empate rubro-negro.

O gol equilibrou as ações. A Ponte perdeu aquele ímpeto inicial. O Sport começou a levar perigo. Aos 26, Felipe Azevedo manda um tiro no ângulo. Desta vez, Edson Bastos faz excelente defesa.

Pouco depois, o próprio atacante fez um excelente passe para o lateral-esquerdo Reinaldo, que, cara a cara com o goleiro, chutou em cima dele. Perdeu chance preciosa de empatar.

Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, a Ponte recuperou o controle do meio de campo e não sofreu mais sustos. Teve a oportunidade de marcar com Renê Júnior, que recebeu lançamento na área, matou no peito e bateu de voleio por cima do gol. E ainda uma falta de Ricardinho que desviou na barreira e passou a um palmo do travessão.

SEGUNDO TEMPO

A Ponte Preta voltou com mais posse de bola, tentando forçar o ataque sempre pelas pontas. Entretanto, não era só velocidade. Na bola parada, Ferron era sempre uma ameaça. Aos quatro minutos, o zagueiro cabeceou e a bola passou muito perto do gol de Magrão.

O meia-atacante Willans se sacrificava na marcação pelo setor de direita do Sport, que é onde o adversário mais tem força. O jogador já tinha cartão amarelo e fazia algumas faltas. Mais atrás, Cicinho não mostrava a aceleração necessária para bloquear os avanços. Vendo bem o quadro, o técnico rubro-negro sacou Willans, adiantou Cicinho para a meia direita e pôs em campo Moacir na lateral.

A defesa do Sport estava sendo muito exigida. Os zagueiros Aílson e Bruno Aguiar faziam uma atuação sensivelmente melhor do que contra Grêmio e Atlético-MG. Salvaram várias vezes dentro da grande área. Só que as laterais e a cabeça de área não estavam tão bem protegidas e dificultavam a vida dos zagueiros.

Bem na partida, Rildo encontrou uma brecha aos 29, após cruzamento de João Paulo, e cabeceou para o gol. Magrão apareceu muito bem e fez uma grande defesa.

Foi só o prenúncio do que estava por vir. Aos 34, Magrão defendeu um chute de Rildo e, no rebote, Marcinho chutou por cima e o goleiro tocou com a ponta dos dedos e mandou para escanteio.

No aspecto ofensivo, o Sport buscava encaixar um contra-ataque certeiro. Até aquele momento, teve apenas um cabeceio de Marquinhos Gabriel, defendido sem grande dificuldade por Edson Bastos, aos 24. No entanto, aos 37, quase Gilberto pôs o Leão na frente. A bola foi lançada na ponta, o goleiro Edson Bastos saiu do gol em direção a ela, mas o atacante rubro-negro chegou antes e, mesmo com um ângulo mínimo, bateu chapado tentando o gol. A bola passou muito perto. Faltou um pouco de sorte.

A Ponte Preta seguiu lutando pela vitória até os instantes finais. Aos 44, Marcinho cabeceou no canto e Magrão fez mais uma grande defesa. A quarta difícil no segundo tempo. Intervenções que fecharam o gol e garantiram o empate, que, pelas circunstâncias do jogo, foi bom para os visitantes e ruim para os mandantes.

FICHA DO JOGO

Ponte Preta 1 x 1 Sport

PONTE PRETA: Edson Bastos; Gerônimo, Tiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Ricardinho e Nikão; André Luis e Rildo. Técnico: Gilson Kleina.

SPORT: Magrão; Cicinho, Bruno Aguiar, Aílson e Reinaldo; Tóbi e Rivaldo; Willans (Moacir), Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo; Gilberto
Técnico: Vágner Mancini.

Campeonato Brasileiro Série A 2012, 12ª rodada. Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Data: 25 de julho de 2012, quarta-feira. Horário: 19h30 (de Brasília). Árbitro: Héber Roberto Lopes. Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas e Guilherme Dias Camilo. Gols: Rildo (Ponte Preta), aos 5, e Marquinhos Gabriel (Sport), aos 21 minutos do primeiro tempo. Cartão amarelo: Ferron (Ponte Preta). Willans, Rivaldo, Tóbi, Bruno Aguiar (Sport). Público: 4.117. Renda: R$ 39.798.