Entrevista: Carlos Frederico, o homem forte do Marketing do Sport

Em meio à euforia proporcionada pelo excelente início de temporada, os torcedores podem comemorar também os resultados conquistados fora das quatro linhas.

Um de seus compromissos de campanha era profissionalizar e modernizar a administração do clube rubro-negro, em especial o Departamento de Marketing, cuja inoperância acarretava na perda de importantes fontes de renda. E para encarar este desafio o presidente Milton Bivar convocou Carlos Frederico Fernandes de Melo, 38 anos de idade, economista com especializaçào em marketing.

E foi justamente com Carlos Frederico, Vice-presidente de Marketing do Sport Club do Recife, que o meuSport.com conversou. Ele falou sobre as metas e os projetos do clube e tudo que vem sendo feito para tirar o Leão do ostracismo no qual se encontrava. 

meuSport.com: Carlos Frederico, no marketing, qual o principal desafio da nova gestão Milton Bivar?
Carlos Frederico:
Sem dúvida é a profissionalização do departamento. Temos apenas dois meses na gestão do Sport e o sintoma mais importante, sentido por todos, dentro e fora do clube, é a mudança na forma de tratar a imagem e marca do Sport. A valorização da marca é o passo inicial na direção dessa profissionalização. A força da marca  “Sport” e de sua torcida é o motor do clube. Nessa força há um componente especial: a paixão. E esse passa a ser nosso negócio, que deve ser gerido com uma grande dose de razão e profissionalismo.

MS: E o que o Marketing pode fazer pela marca do Sport?
CF:  Estamos na verdade correndo contra o tempo. A cobrança da torcida é natural e carrega o peso de muitos anos onde o clube esteve adormecido em relação ao marketing e exploração de sua marca. Mas o importante é não lamentar o passado. O Sport faz parte do Clube dos 13 e tem um excelente conceito no Sul do país, como o clube de maior torcida no Nordeste, e com a estrutura mais profissional para seus funcionários e atletas no futebol profissional. Isso é fruto do esforço de gestões passadas. Hoje o departamento de marketing, através de seus projetos, faz essa marca render dividendos ao clube.

MS: E que projetos são esses?
CF: O Sport terá finalmente um site oficial, cobrança antiga da torcida, que está recebendo toda a atenção e dedicação pessoal da presidência. Contratamos as melhores empresas de Pernambuco e do Brasil, especializadas em gestão de conteúdo para sites de clubes de futebol. No caso do tão falado projeto de sócio-torcedor, estamos também analisando as propostas de empresas que fizeram o mesmo projeto para o Santos, o Flamengo e o São Paulo, ou seja, as melhores do Brasil. A grandeza do Sport não permite experiências. Poucas empresas, desse segmento, no Brasil, têm a capacidade de nos atender. Fomos buscar as maiores e as melhores.

MS: O atraso então é por isso?
CF:
Também. A espera foi tão grande que a resposta tem que ser a altura. Porém é fácil para o torcedor perceber que o site oficial ainda não está no ar pela dificuldade que temos em ter o domínio na internet ideal para o clube. Todos os possíveis que tem a grafia do nome do Sport estão em poder de terceiros. Estamos tendo a ajuda de vários rubro-negros abnegados que estão se propondo a doar estes domínios ao clube. Espero que o façam o quanto antes. E que a torcida reconheça este ato.

MS: E quais os outros projetos?
CF:
O Memorial do Sport, a Loja do clube, o bar temático, a loja virtual, a loja móvel e os quiosques já estão em planejamento e execução. A loja do clube já é uma realidade. Nossa parceria com a Roxos e Doentes, que hoje opera para 12 dos maiores clubes do país, trará um novo conceito, não só na comercialização de nossos produtos, como também no licenciamento. O projeto arquitetônico é grandioso e imponente. Não comparo com similares no Brasil e sim no exterior. O prazo de 120 dias após a aprovação final da planta será respeitado. Já a loja virtual entrará no ar antes desse prazo. Apenas temos que ter paciência, pois o esforço da Roxos será enorme em disponibilizar produtos que até então não recebiam atenção dos fabricantes pela falta de consumo. Levaremos algum tempo até termos o mix completo que o Sport merece. Também teremos a loja móvel, uma conquista espetacular para apoiar nosso processo de interiorização e os quiosques numa segunda etapa espalhados por todo o estado. O bar temático será o ponto de encontro da torcida, onde teremos fóruns especializados, apresentação de novos jogadores contratados, sessões de autógrafos e um espaço confortável para assistir os jogos do Sport e confraternizar. O memorial virá numa segunda etapa e será o coroamento deste projeto resgatando toda a nossa história e possibilitando aos torcedores e visitantes uma viagem no mundo do futebol do Sport.

MS: Fica por aí?
CF: A torcida pode ter certeza que não. Estamos trabalhando ainda em muitas outras frentes com a re-qualificação dos bares e restaurantes do clube, principalmente do estádio, e muitas surpresas virão já no campeonato da série A. Estamos rejuvenescendo a marca do Sport, mantendo sempre a tradição, mas modernizando a apresentação gráfica em todos os impressos do clube. Na área de patrimônio e manutenção também teremos muitas novidades ainda nesse semestre.

MS: E que apelo você faz a torcida nesse momento?
CF: Acredito que a resposta tem que ser dada com presença. Não só no estádio, mas principalmente no quadro social. Essa sim é a maior contribuição que um torcedor pode dar ao Sport. Ser sócio. Estamos trabalhando bastante para valorizar nosso sócio. E uma nova campanha de sócios só se justificará no Sport quando o nosso sócio atual tiver reconhecido seu devido valor.

MS: E a torcida tem correspondido?
CF: Sempre correspondeu. Ela é quem mantém o Sport vivo apesar todas as dificuldades que passamos. Estamos apenas perdendo uma grande oportunidade na Campanha da Celpe para doação aos clubes pernambucanos. Estou com os números dos três times e posso afirmar que nossa participação está muito aquém de nosso potencial, frente aos outros times. Não podemos deixar passar esta oportunidade de mostrar em números absolutos o tamanho da torcida do Sport. Portanto eu convoco todo torcedor a ligar para o 0800 28 1123, que é o número da central de atendimento da Celpe, de posse de sua conta de energia, e doar R$ 1,00 para o Sport. É um esforço pequeno que no conjunto de nossa torcida nos dará suporte para complementar todas as ações planejadas para esse ano.

O meuSport.com agradece a Carlos Frederico e deseja-lhe muita sorte e sucesso. Confiamos no trabalho que está sendo realizado e acreditamos que o Sport está no caminho certo. Conte conosco para o que for preciso!