Todos os campeões dos principais títulos para clubes brasileiros

21 de Janeiro de 2018, às 12:28 Autor: 0 comentário

Quais são os clubes brasileiros que mais venceram os principais títulos possíveis? Fizemos um levantamento com as principais competições que um clube do Brasil pode vencer. Mundial de Clubes, Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana, Recopa Sul-americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, e incluímos as extintas, Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Copa dos Campeões.

A Copa dos campeões era uma competição que era disputada pelo cada campeão dos regionais do Brasil (Copa do Nordeste, Copa Norte, Copa Centro-Oeste, Torneio Rio São Paulo, Copa Sul-minas) e os campeões Carioca e Paulista.

A Taça Brasil e o Robertão eram as únicas competições nacionais das suas épocas, embora com sem critérios bem definidos e sem muita organização, recentemente ganharam o reconhecimento dos seus títulos pela CBF.

Não foram incluídos nessa análise a Copa Conmebol, nem a Copa Mercosul, pois eram torneios sem critérios para a participação dos clubes, muitos iriam por convites, outros declinavam da vaga e acontecia geralmente em paralelo às principais competições e muitas vezes os times reservas das equipes brasileiras é que iriam participar do torneio. Com a criação da Copa Sul-americana com critérios definidos, entendemos que essa é a competição que substituiu às anteriores, porém é a que de fato tem um grande peso pela sua organização e critérios. O exemplo é na Copa Conmebol de 1999, onde as semifinais foram CSA, Paraná, São Raimundo e Vila Nova. E São Raimundo-AM e CSA se enfrentaram nas semifinais, com o CSA chegando à final e perdendo o título.

A Copa Sul-americana tem critérios mais organizados e por isso foi a competição considerada na América do Sul, além da Recopa e da Libertadores que já possui critérios técnicos claros.

Confira abaixo.