Sport precisa superar equilíbrio da Série B para voltar à elite do futebol em 2020

por em às 16:03




A disputa pelo G4 da Série B esquentou de vez após as primeiras 15 rodadas da competição. O Sport segue sonhando com uma vaga na elite do futebol brasileiro, mas a luta deve durar até a 38ª rodada. São 14 times separados por apenas seis pontos, o que mostra o equilíbrio na tabela da Segundona. Porém, o treinador Guto Ferreira acredita que o Leão possa utilizar a força da camisa para conseguir terminar entre os quatro melhores.

Até o início de maio, o Sport conseguiu um aproveitamento de 54,8%, com 23 pontos conquistados. Foram cinco vitórias, oito empates e apenas uma derrota. Números que podem melhorar, mas que mostram uma certa força da equipe. O objetivo de Guto Ferreira é transformar alguns desses vários empates em vitórias, e isso significa mexer bastante no setor defensivo do time.

Em 14 jogos, o ataque do Leão funcionou bem e marcou 18 vezes. Hernane, por exemplo, já possui sete gols e é um dos artilheiros da Série B. Porém, a defesa não conseguiu acompanhar o bom ritmo, sofrendo 13 gols e contribuindo para o alto número de empates ocorridos em algumas das partidas. O treinador até realizou mudanças para tentar mais equilíbrio dentro do miolo da zaga. O volante Ronaldo tem sofrido algumas críticas, principalmente pelos erros que cometeu em jogos recentes.

O objetivo é conseguir encostar no líder Bragantino, que teve um começo promissor na Segundona. A equipe paulista acumulou 28 pontos, com um aproveitamento de 62,2%, e já parece pronta para assegurar uma vaga no G4 até o final da competição. O time de Bragança tem com triunfo exatamente o sistema defensivo, que sofreu apenas oito gols e é o melhor do torneio. Leão pode aproveitar para aprender um pouco.

Equilíbrio na elite

Enquanto o Sport sonha com um retorno para a Série A, as equipes da elite brasileira também disputam o título no equilíbrio. O Brasileirão segue o ritmo da Segundona e também possui diversos times separados por pouco pontos. Do segundo ao sétimo, por exemplo, são apenas oito pontos de vantagem. É uma marca do futebol nacional, mas que mesmo assim ainda possui os favoritos.

Santos, Flamengo e Palmeiras continuam dominando as três primeiras posições. As apostas online indicam que o Verdão continua sendo o time com mais chances, apesar de ter perdido a liderança para o Peixe. No dia 10 de agosto, a equipe de Felipão aparecia com 40% de chance de título. Uma vantagem pequena, mas considerável, contra os dois outros adversários da disputa. São Paulo, Atlético Mineiro e Internacional correm por fora na corrida.

Até o final da temporada, as duas competições vão conhecer melhor os candidatos ao título. No entanto, é certo que muitos times vão estar vivos até lá. O Sport já pode se acostumar com isso, para retornar no ano que vem pronto para melhores resultados. O Leão tem todas as condições de vencer a Série B e, pelo menos, em 2020, conseguir se manter entre os melhores clubes do futebol brasileiro.