Com o fim da Copa, o que esperar do Sport na volta do Brasileirão?

Campeão da Copa do Nordeste pode chegar ao G-4 do Brasileirão?

E agora José? A festa apagou e todos foram embora. O dia 08 de julho ficará marcado para sempre na memória dos brasileiros como o dia no qual fomos humilhados em nossa própria grama. Um time sem talento do meio para frente, sem Neymar, apático, é isso que vimos. O técnico era o mesmo – mas quanta diferença naquele ataque. Em 2002 tínhamos três dos melhores jogadores do mundo. Mas agora Ronaldinho Gaúcho nem para a Copa veio, Rivaldo é presidente/técnico do Mogi Mirim… Enfim, até mesmo Ronaldo, que agora não é mais o maior artilheiro da história das Copas, começou a jogar poker e virou garoto propaganda da Poker Stars. Ou seja, o show deve continuar: após a ressaca é hora de voltar nossos olhos para o Campeonato Brasileiro e analisar: até onde o Sport pode chegar neste ano?”

post1Como foi o primeiro semestre?

Com toda certeza uma das maiores alegrias para o torcedor do Sport no primeiro semestre deste ano foi a vitória no Campeonato Pernambucano. Na segunda fase da competição (que é quando os times grandes entram para valer), o Sport ficou em segundo lugar com 17 pontos – sendo 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, apenas três pontos atrás do Náutico. Na semi-final, outro rival pela frente (o Santa Cruz). Embora a expectativa fosse de dois jogos tranquilos, rolou até disputa de pênaltis após o Sport vencer o confronto de “volta” (o de ida havia sido derrota por 3 – 0). Na fase preliminar o Náutico ficou à frente – mas isso não ocorreu na grande final. O Sport bateu o rival por 2 – 0 e 1 – 0, sacramentando assim a boa campanha no campeonato com o título no certame.

Não podemos deixar de destacar os resultados na Copa do Nordeste também. A competição, uma das boas empreitadas da CBF num mar de besteiras que vem sendo feitas pela entidade, foi vencida em sua última edição pelo Sport Club do Recife também. Ou seja: duas competições em 2014, dois títulos. A equipe teve um desempenho sólido durante toda a competição – principalmente dentro de casa, o que lhe garantiu a classificação em dados momentos. A vitória veio na final contra o Ceará – equipe que eliminou o que poderia ser a maior ameaça ao Sport na competição: o Vitória nas quartas-de-final. Saldo positivíssimo no primeiro semestre, portanto.
post2Régis, principal reforço no meio do ano, diz que o foco neste mês é no condicionamento físico.

E que venha a Série A

De toda forma, era sabida que o maior desafio do Leão da Ilha neste ano seria o Campeonato Brasileiro. No ano passado, como é de conhecimento de todos, o Sport ficou em terceiro lugar na Série B (atrás de Palmeiras e Chapecoense). Isso lhe garantiu o acesso à Série A em 2014. A princípio, quem não acompanhou a equipe na preparação para 2014 pode se pensar que o objetivo do Sport era simplesmente de não cair de novo – isso, todavia, não é o que estamos – felizmente – vendo. Passadas nove rodadas, o Sport encontra-se no meio da tabela, em nono lugar. A estreia foi um empate contra o Santos na Ilha do Retiro. Como ponto baixo, podemos citar a goleada sofrida ante o Corinthians também na Ilha – 4 x 1. De toda forma, a equipe está vencendo quem “tem de vencer” para ter um bom resultado neste ano. Bahia, Vitória e Chapecoense – times que, no papel são inferiores ao Sport – foram derrotados neste ano.

O que esperar então?

Sport vai brigar pelo G-4 (grupo dos quatro melhores colocados ao final da competição, que garantem vaga para a Copa Bridgestone Libertadores 2015)? Essa é a opinião do meia Régis – recém chegado à Ilha. O Sport conta neste momento com 14 pontos – portanto, a posição no meio da tabela acaba não transmitindo o otimismo que deve se sentir. São dois pontos a menos que o segundo colocado Fluminense (que tem 16). O São Paulo, último time dentro do G-4, também conta com 16 pontos.

Seria essa uma previsão realística? Talvez. Se formos pensar no retrospecto da equipe neste primeiro semestre (e é exatamente por isso que colocamos isso neste artigo), é algo provável e não é de outro mundo. Podemos afirmar com razoável certeza que a equipe é a melhor do nordeste no momento – e isso é uma afirmação e tanto. Além disso, a chegada de Régis deve adicionar mais criatividade ao meio de campo (ironicamente o que tanto faltou para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014). Criatividade no meio de campo resulta, geralmente em gols – e é exatamente o que a equipe precisa, dado que o saldo de gols é -2 e a equipe não conta com uma das melhores defesas da competição.

post3Riquelme era esperança para a torcida – mas a negociação não se concretizou

Desistiu-se de Riquelme mas ainda espera-se grandes nomes

Com a Copa do Mundo, as notícias de clubes ficaram um pouco apagadas na imprensa nacional. De toda sorte, a imprensa local aqui no nordeste balançou um pouco com a expectativa de Juan Román Riquelme (astro argentino que chegou à final da Libertadores 2012 com o Boca Júniors) no Sport. Uma complexa engenharia financeira foi feita para abarcar Riquelme, que já foi o sonho de muitas equipes brasileiras no passado. O astro não tinha mais contrato com a equipe platina e era “agente livre” no mercado. Contudo, as movimentações não deram certo.

“Não temos mais tempo para esperar pelo atleta. Infelizmente, tivemos que abortar esta operação, mas a pretensão de trazer um grande nome continua e vamos tentar construir um novo projeto”, comentou o vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros. Contudo, a diretoria ainda promete um grande nome para a segunda metade da temporada. Se vier, o Sport tem chances concretas de representar o Brasil na Libertadores 2015.