Sport vence o Náutico e fica perto do título estadual

A combinação mata-mata e Ilha do Retiro tem feito bem ao Sport nesta temporada. O primeiro jogo da final do Pernambucano foi mais uma prova. Pela quinta vez no ano, o Leão se impôs ao adversário em um jogo eliminatório dentro de casa. Já são cinco vitórias em cinco jogos. Na noite desta quarta-feira, placar de 2 a 0. Gols de Patric e Neto Baiano. Sabor de goleada.

Na próxima quarta, basta o empate para o Rubro-negro garantir o título na Arena Pernambuco. Como o regulamento ignora saldo de gols no confronto, o Sport já assegurou, no mínimo, a decisão por pênaltis. O resultado premiou o time que mais buscou o ataque.

Desde o início, os rubro-negros comandaram as ações diante de um adversário retraído. Vencer parecia questão de honra. Até porque o Náutico havia batido o rival nos dois Clássicos dos Clássicos na Ilha do Retiro, este ano, quebrando jejuns de décadas.

Por falar em jejum, o Timbu vai precisar superar um de quase meio século para ficar com a taça. O último título sobre o Sport foi em 1968. Desde então, oito conquistas do Leão em finais contra o Náutico, campeão pela última vez em 2004, numa decisão contra o Santa.

Domínio rubro-negro

Os 65% de posse de bola resumem o maior domínio do Sport no primeiro tempo. Principalmente porque, apesar do placar parcial em branco, o Leão produziu. Criou. Felipe Azevedo e Neto Baiano desperdiçaram as melhores chances. A de Azevedo, mais clara. Do outro lado, as ações ofensivas do Náutico se limitaram a dois chutes de fora da área. Um de Zé Mário, que exigiu excelente defesa de Magrão, no ângulo, e outro de Marcos Vinícius.

Fechado, o Timbu concentrou-se nas tentativas de contra-ataque, mas encontrou dificuldade diante de um sistema defensivo adversário bem postado. A opção de Lisca em escalar apenas um atacante de ofício, Paulo Júnior, deixou clara qual a proposta de jogo. Yuri, Dê, Zé Mário e Marcos Vinícius formaram o meio de campo alvirrubro, com o veloz Leleu, principal novidade, mais adiantado como uma válvula de escape.

Eduardo Baptista manteve a mesma escalação da vitória sobre o Santa Cruz, com Wendel priorizado e o possível retorno de Ananias adiado. Ailton começou muito bem a partida, pensando o jogo e municiando o ataque, mas depois diminuiu o ritmo. Na lateral esquerda, Renê esteve participativo. A cabeçada para fora aos 39 minutos foi o único lance de Neto Baiano. Sumido.

Eficiente, Leão se impõe

No intervalo, Lisca trocou  duas peças: Marcos Vinícus e Leleu por Vinícius e Marcelinho, respectivamente. No Sport, os muitos erros de Felipe Azevedo custaram a vaga. Ananias foi acionado. A medida em que o tempo passava, o Náutico ficava mais à vontade em sua proposta mais precavida. Os primeiros 15 minutos do Sport no segundo tempo deixaram a desejar em relação ao volume da primeira etapa.

Neto Baiano inclusive continuava uma peça nula. Até os 19 minutos. Quando Ailton levantou bola na área, o centroavante rubro-negro fez o papel de pivô com perfeição. Na medida para Patric finalizar, de primeira. Sem chances para Alessandro. Gol para incendiar a Ilha do Retiro. Justo quando o Náutico conseguia começar a respirar. Sport 1 a 0.

O Sport melhorou depois do gol. Não se deu por satisfeito. Aumento o ritmo. Ewerton Páscoa desperdiçou uma boa chance aos 39. No mesmo minuto, Neto Baiano apareceu de forma decisiva outra vez. E, ao contrário do companheiro, não perdoou. Após um passe de cabeça de Durval, o camisa 9 fuzilou Alessandro dentro da pequena área. Depois, fiel ao estilo provocador, dançou na comemoração, dando mais ritmo à festa que já tomava conta da Ilha.

Ficha do jogo

Sport 2
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa (Rithely, aos 38’ do 2º T), Aílton, Wendel (Renan Oliveira, aos 16’ do 2º T) e Felipe Azevedo (Ananias, no intervalo); Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Náutico 0
Alessandro; Jackson, Flávio, Leonardo e Raí; Dê, Yuri, Zé Mário e Marcos Vinícius (Vinícius, no intervalo); Paulo Júnior (Geovane, aos 26’ do 2º T) e  Leleu (Marcelinho, no intervalo). Técnico: Lisca.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Wilton Sampaio (DF). Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Wlademir de Souza Lins (PE). Gols: Patric (aos 19’ do 2º T) e Neto Baiano (aos 39’ do 2º T). Cartões amarelos: Ewerton Páscoa, Patric, Ferron (Sport), Zé Mário, Flávio (Náutico). Público: 26.173 pessoas. Renda: R$ 496.860,00

Redação MeuSport
Com informações do G1