A dura missão do returno do Leão

A onze pontos do líder destacado Palmeiras,  nove da surpreendente Chapecoense e a cinco do Paraná, o Sport acaba o primeiro turno da Série B na quarta colocação, em igualdade com Joinville e Boa Esporte, outra das sensações da competição até ao momento, e somente com um ponto a mais do que o Avaí.

Despromovido da Série A na última temporada, o time rubro-negro, cuja campanha pode ser acompanhada ao vivo nesta página e também no aplicativo de celular clicando aqui, tem como objetivo principal à elite do futebol brasileiro, mas sabe que irá enfrentar uma briga duríssima para conseguir esse objetivo no final do ano.

A particularidade da campanha do Leão da Ilha do Retiro nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro é que em 19 rodadas só empatou uma vez (2-2, na Ilha do Retiro, diante do Boa Esporte), registrando dez vitórias e oito derrotas. Ou seja, para o Sport não existe meio termo: ou ganha ou perde.

03_5Terceiro ataque mais efetivo da competição, com 33 gols anotados, sendo superado apenas pelos 36 gols de Palmeiras e Chapecoense – precisamente os dois times que seguem no topo da classificação -, o Leão tem como artilheiro o atacante Marcos Aurélio. O jogador já anotou 11 gols.

Em 12 das 19 partidas disputadas até ao momento na Série B pelo time de Marcelo Martelotte  o Sport marcou dois ou mais gols. O Leão é, sem dúvida, um time eficiente em matéria ofensiva, exatamente como estas estatísticas comprovam, mas também é frágil defensivamente. Aliás, os 31 gols sofridos pelos pernambucanos são um registro ao nível do de um time que luta para evitar o rebaixamento, basta observar que o lanterna ABC terminou o primeiro turno desta Série B com somente mais um gol sofrido do que o Leão da Ilha do Retiro.

Concluindo o primeiro turno com a pior sequência de resultados da temporada – três jogos sem vencer, com duas derrotas e um empate –, o Sport se prepara receber na Ilha do Retiro três dos seus próximos quatro adversários: Icasa, Figueirense e Guaratinguetá. O time de Recife pode, em caso de sucesso, se distanciar da concorrência, mas para isso terá de conseguir um maior equilíbrio e não levar tantos gols.

O Leão contabiliza 15 partidas sofrendo gols, nove das quais consecutivas. A preocupação de Marcelo Martelotte deve passar precisamente por: manter a cara ofensiva do time e corrigir as deficiências na defesa, conseguindo um um equilíbrio nas partidas, como uma equipe que busca o acesso à série A.

Redação MeuSport