Em dia de Wesley, Sport perde para Palmeiras e não se aproxima do G4

O jogo Palmeiras x Sport, neste sábado, no Pacaembu, teve um dono: Wesley. O meio-campista do Verdão marcou um gol no início de cada tempo e decidiu a partida em favor do líder da Série B. Rithely descontou no final da segunda etapa, mas não deu para empatar: 2 x 1. Com o resultado, o Leão permanece com 37 pontos – fora do G4 do torneio. Já a equipe de Gilson Kleina alcança os 55 pontos e segue nadando de braçada na segundona. Mantém a ponta disparada da competição e encaminha, rodada após rodada, seu retorno à divisão de elite.

Apesar da derrota, a rodada ajudou o  Sport. À exceção óbvia do Palmeiras, todos os outros times do G4 perderam: Joinville, Chapecoense e Paraná. Desta maneira, o time continua a quatro pontos do grupo de elite. Mas acabou sendo ultrapassado pelo Icasa, agora com 38, e viu o Avaí chegar – também com 37.

A PARTIDA- Antes que o Sport pudesse sequer pegar na bola, o Palmeiras deu a saída, trocou bons passes na intermediária ofensiva e chegou ao primeiro gol. Wesley recebeu com liberdade, avançou sozinho, teve espaço e tempo para pensar, se ajeitar e chutar para o gol. Teve, também, competência para acertar um belíssimo arremate. Magrão até foi na bola – mas a pelota fez uma curva que acabou saindo das mãos do arqueiro. Um a zero para o Verdão em menos de um minuto.

O gol, pelo menos na postura, fez bem ao Sport. Claro que não foi bom – nunca é. Mas serviu para despertar o Leão. É justo dizer que o Rubro-Negro chegou com mais perigo que o Palmeiras a partir de então (na etapa inicial). A primeira boa chegada foi aos cinco. Lucas Lima experimentou de longe, com força. Fernando Prass defendeu bem e espalmou para escanteio. Foi o primeiro de vários esquinados para o time: nenhum deles aproveitado.

Se Marcos Aurélio estava sumido, coube a Felipe Azevedo a função de criar jogadas ofensivas. As melhores oportunidades do Sport foram do seus pés – isso é um elogio. Mas todas elas foram desperdiçadas – e isso é uma crítica. Aos 16, o atacante entrou na área pelo lado esquerdo, limpou e bateu no canto. Fernando Prass tocou de leve nela, o suficiente para fazê-la chegar à trave. O lateral-direito George Lucas acompanhou o lance, mas não conseguiu pegar o rebote.

Aos 25, nova oportunidade. Mais uma boa chance para o Sport. Felipe Azevedo aproveitou bate-rebate, pegou a bolae e chutou de dentro da área pelo lado esquerdo. Fernando Prass salvou de novo. Aos 38, a última dele: O cruzamento veio da esquerda, Azevedo tentou completar para o gol, mas Prass pegou bem mais uma. O Verdão, por outro lado, chegou em duas tentativas: na primeira, aos 21, Valdívia recebeu sozinho e tentou tocar na saída de Magrão. Para fora. Aos 36, após boa trama ofensiva, o cruzamento rasteiro para Alan Kardec. O atacante, se chegasse, provavelmente faria o gol – mas não chegou. Vinicius Simon cortou na hora.

Na segunda etapa, Alan Kardec – que se chocou com um jogador do Leão por cima- não pôde voltar ao jogo. Gilson Kleina foi obrigado a substituí-lo. Colocou o meio-campista Charles em seu lugar, abandonando o esquema com três atacantes. A casualidade acabou favorecendo o Palmeiras: a mudança melhorou o time e ajustou os buracos defensivos que houve na etapa incial de partida. O crescimento dos donos da casa nos 45 minutos finais se deveu muito a isso.

Disposto a ampliar, o Palmeiras mandou no começo do segundo tempo. Pressionou o Sport, acumulou escanteios, posse de bola e chegadas perigosas. Aos 5, Pereira errou a saída de bola. Vinícius se aproveitou e tocou para Valdívia, que tentou tocar na saída de Magrão e errou de novo. A insistência, contudo, deu resultado. O meio-campista Wesley carregou a bola na intermediária, contou com uma movimentação inteligente de seus companheiros e, de novo com liberdade, bateu bem: no canto de Magrão. Dois a zero.

A desvantagem fez com que Geninho colocasse o time para a frente. A primeira alteração foi a entrada de Chumacero no lugar de George Lucas. Um minuto depois da entrada, o boliviano assustou com um chute forte, mas com pouca direção. Depois, o treinador colocou Aílton no lugar de Anderson Pedra.

O Sport não melhorou de imediato. Até porque, aos 20, Tobi levou o segundo amarelo e foi expulso. Oswaldo foi acionado na vaga de Lucas Lima para recompor o sistema defensivo. Com um a mais, o jogo parecia decidido para o Palmeiras. O próprio Leão não parecia acreditar na reação. Aos 35, porém, Marcos Aurélio jogou na área, Rithely subiu bem e cabeceou para o gol. Esperança renovada.

Nos pouco mais de 10 minutos restantes, o Leão tentou mais na base da vontade do que da qualidade. Não deu. Fim de jogo, vitória palestrina.

Ficha do Jogo

Palmeiras: Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, Vilson e Juninho; Márcio Araújo, Wesley (Eguren) e Valdivia; Ananias, Vinicius e Alan Kardec (Charles). Técnico: Gilson kleina.

Sport: Magrão; Toby, Pereira e Vinícius Simon; George Lucas (Chumacero); Anderson Pedra (Aílton), Rithely, Lucas Lima (Oswaldo) e Marcelo Cordeiro; Felipe Azevedo e Marcos Aurélio. Técnico: Geninho.

Série B. Local: Pacaembu, São Paulo. Horário: 16h20. Árbitro: Celio Amorim  Auxiliares: Helton Nunes e Rafael da Silva Alves. Cartões amarelos: Rithely, Pereira, Felipe Azevedo(Sport), Wesley (Palmeiras); Cartão vermelho: Tobi (Sport); Gol: Wesley (a  1 do 1ºT e aos 9 do 2ºT); Rithely (aos 35 do 2ºT).

Redação MeuSport
Com informações do Blog do Torcedor