Dentro de casa e sob forte chuva, Sport perde para o Bragantino

NE10

Marcelo Martelotte compartilhava um objetivo com o grupo do Sport até a parada da Série B para a Copa dos Confederações: 12 pontos. Eles só se completariam com uma vitória nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, contra o Bragantino. O triunfo não veio – e a meta, que garantiria ao Rubro-Negro assistir aos jogos da seleção confortavelmente instalado no G4 da competição, não foi alcançada. Sob forte chuva, o Leão perdeu para o time paulista por 2 x 0 e saiu do grupo dos quatro mais bem colocados do torneio. Nem a lembrança do título da Copa do Brasil, em 2008, há exatos cinco anos, foi capaz de ajudar os donos da casa.

Logo aos três minutos, o Bragantino mostrou sua principal arma. A troca de passes e a velocidade no ataque. O time conseguiu uma boa trama ofensiva, que permitiu que o meia Bruninho chutasse sozinho dentro da área. O meia chutou fraco. Magrão foi buscar no lado direito. Cinco minutos depois, o Sport assustou. Marcos Aurélio carregou na intermediária e encheu o pé. No travessão, no chão. E nada de gol.

Aos 24, Marcos Aurélio bateu escanteio. O volante Rithely conseguiu cabecear a bola que subiu e caiu repentinamente. Mas também parou no travessão. A falta de pontaria custou caro. Porque aos 29 o lateral Diego Macedo bateu escanteio fechado. Tão fechado que quase foi gol olímpico. Magrão saltou para tentar evitar, mas a bola, antes de chegar a ele, tocou no travessão e correu para o outro lado. Carlinhos praticamente deixou a bola bater no seu corpo e entrar.

O Sport precisaria reverter a vantagem no segundo tempo. Pelo quarto jogo consecutivo. Não deu certo desta vez. A equipe até voltou com mais ímpeto. Martelotte substituiu o volante Renan Teixeira pelo atacante Nunes. O Rubro-Negro cresceu no jogo e passou a assustar. Parecia que a história se repetiria. Nos primeiros dez minutos, o Leão chegou várias vezes ao gol, mas Defendi segurou todas. Na melhor delas, aos 11, Marcos Aurélio chutou no lado esquerdo da grande área. O arqueiro espalmou a bola, que sobrou para Camilo, na direita. O meio-campista também chutou, mas o goleiro pegou de novo. No segundo rebote, a zaga afastou para escanteio.

Dois minutos mais tarde, no entanto, os donos da casa foram castigados. Lincom fez grande jogada pela direita. Puxou um veloz contra-ataque, ganhou na corrida da defesa. Levou até quase a linha de fundo e cruzou para um livre companheiro de ataque. Magno Cruz teve apenas o trabalho de tocar para o gol. Com dois de vantagem – e jogando longe do seu estádio- a equipe paulista retraiu-se.
O Sport foi para a frente.

O resultado adverso, a pouca inspiração e, sobretudo, o péssimo estado do gramado impediram que o Leão sequer esboçasse uma reação. Martelotte colocou Érico Júnior, George Lucas. O time passou a alçar bolas na área. A rondar o adversário – que abdicou do ataque. Não chegou a diminuir o placar. Muito menos, naturalmente, ao empate. A reação veio uma, duas, três vezes. Mas não na quarta. 

Ficha do jogo

Sport: Magrão; Rithely, Gabriel, Tobi e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira (Nunes), Anderson Pedra, Lucas Lima (Érico Júnior) e Camilo (George Lucas); Marcos Aurélio e F. Azevedo. Técnico: Marcelo Martelotte

Bragantino: Defendi; Kadu, Álvaro e Raphael Andrade (Geandro) ; Diego Macedo, Elias, Carlinhos, Bruninho e Bruno Iotti; Lincom e Magno Cruz (Serginho) . Técnico: Vágner Benazzi

Local: Ilha do Retiro; Horário: 19h30; Árbitro: Charles Ferreira (AL). Assistentes: Pedro de Araujo (AL) e Izac Oliveira (RN); Cartões amarelos: Bruninho, Bruno Iotti, Rafael Defendi(Bragantino); Nunes (Sport) ; Gols: Carlinhos (para o Bragantino, aos 29 do 1T) e Magno Cruz (aos 12 do 2T)