Sport joga mal e fica no empata contra o Santa Cruz

NE10

Parecia que o jogo estava definido quando, aos 10 minutos do segundo tempo, Dênis Marques recebeu a bola na esquerda da área, cortou a defesa e chutou – de chapa- no ângulo esquerdo de Magrão. Golaço. O Sport abaixou a cabeça. Sentiu o golpe. O Tricolor parecia com o resultado de 2 x 1 na mão. Trocava passes com tranquilidade, administrava o jogo sob gritos de "Olé" da sua toricda. Mas, aos 45, o futebol mostrou que lógica, no esporte, inexiste. A bola puniu. Lucas Lima fez boa jogada pela esquerda e foi derrubado por Tozo dentro da área. No último minuto. Pênalti para o Leão. Marcos Aurélio foi para cobrança e empatou uma partida que parecia sob domínio coral. O tento garantiu a liderança do Rubro-Negro, que enfrenta o Ypiranga, nas semifinais. O Tricolor pega o Náutico.

O primeiro tempo foi equilibrado. Na etapa inicial, ambas as equipes criaram boas oportunidades, mas o Tricolor foi mais eficiente ao acertar, aos 43 minutos, o gol, com um belo chute do meia Raul, bem na partida. Antes disso, a própria Cobra Coral havia tido boas oportunidades. A melhor delas foi com Caça-Rato, aos 23. Dênis Marques fez grande jogada pela esquerda e cruzou para seu companheiro de ataque. O camisa 7 cabeceou sozinho, mas mal. A bola foi para longe.

O Sport também chegou forte. A melhor jogada foi com Gabriel, aos 16. Lucas Lima cruzou da esquerda para Gabriel. O zagueiro matou no peito, com estilo, sozinho, mas chutou muito mal. As principais tramas eram feitas pelo lado direito, com Cicinho e, sobretudo, Felipe Azevedo. O lado esquerdo, com Reinaldo, Lucas Lima e Marino pouco ajudou no ataque. Pelo lado coral, o grande nome do primeiro tempo foi Raul, não apenas pelos gols, mas pelos bons lançamentos e passes.

A segunda etapa teve times diferentes. E teve o Tricolor melhor Tanto Santa Cruz quanto Sport fizeram mudanças. O Leão veio mais ofensivo, com Marcos Aurélio na vaga de Marino. Ele foi para o ataque, enquanto Felipe Azevedo foi deslocado para o meio-campo. O Tricolor teve Nininho no lugar do lateral-esquerdo Tiago Costa.
 
No início do jogo, o Sport se deu melhor. Tanto que marcou aos 5 minutos. Felipe Azevedo fez boa jogada pela esquerda e tocou voltando para Roger. O centroavante mandou de primeira, no canto esquerdo de Tiago Cardoso e empatou a partida. Cinco minutos mais tarde, quando o Sport insinuava uma virada, Dênis Marques decidiu com um belo gol, de chapa, no ângulo esquerdo de Magrão.
 
O tento desorientou o Sport, que não parecia ter mais forças para igualar o jogo. Sérgio Guedes fez mais duas mexidas. Colocou Welton e Moacir nos lugares de Tobi e Cicinho. Não mudou muito. O Leão até tentou pressionar, mas quando até conseguia exercer certa pressão, Roger sentiu uma lesão. Como já havia feito três substituições, não se pôde colocar alguém em seu lugar. O Rubro-Negro ficou, efetivamente, com um a menos – porque o atacante não conseguiu continuar no campo, sequer para fazer número.

O Santa só administrou, então.  Quando o Sport atacava, o time se defendia com competência, quando saía, trocava passes de modo a fazer o relógio correr a seu favor. Perdeu até  chances de ampliar, com Raul e Flávio Caça-Rato A estratégia pareceu dar certo. Até os 45. A bola puniu a soberba coral, que achava que o jogo estava ganho. Até a olé a torcida gritava. Era muito superior. Mas no último minuto, Lucas Lima fez boa jogada e foi derrubado por Tozo. Marcos Aurélio bateu no canto esquerdo, Tiago Cardoso quase chegou, mas não deu. O futebol subverteu a lógica, mais uma vez.
 
Ficha do jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, William ALves, Renan Fonseca e Tiago Costa (Nininho); Anderson Pedra, Luciano Sorriso (Tozo), Raul e Jefferson Maranhão; Dênis Marques e Flávio Caça-Rato (Caio Tavera). Técnico: Marcelo Martelotte.
 
Sport: Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi (Welton), Fábio Bahia, Marino (Marcos Aurélio) e Lucas Lima; Felipe Azevedo e Roger. Técnico: Sérgio Guedes
 
Local: Arruda. Horário: 16h; Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Albert Júnior e Bruno Alcântara. Cartões amarelos: Tiago Costa, Dênis Marques(Santa Cruz); Maurício, Reinaldo e Cicinho (Sport). GOls: Raul (43 do 1T) e Dênis Marques (10 do 2T), pelo Santa Cruz; Roger (5 do 2T) e Marcos Aurélio (aos 45 do 2T), pelo Sport.