Sport goleia e fica perto da final do estadual

NE10

O primeiro tempo no Luiz Lacerda passou a impressão de que o jogo entre Ypiranga e Sport seria duro, disputado até os minutos finais. Acabou empatado em 1 x 1. A segunda etapa, porém, veio para desmentir essa hipótese. Nos 45 minutos finais, o Leão cresceu, dominou, empilhou gols e definiu um placar que lhe dá grandes possibilidades de passar à final do Campeonato Pernambucano Coca-Cola: 5 x 1. Na volta, pode perder até por 4 x 0 que está na decisão.

No começo do primeiro tempo, o Sport não foi bem. Faltava a "competitividade" que Sérgio Guedes tanto pede. Lento, o time tinha dificuldade para trocar passes e, sobretudo, para marcar. Repetia os erros de jogos anteriores. Mesmo com três volantes, o time dava espaço para os agrestinos atacarem e dominarem sua intermediária defensiva. Ogol do time mandante saiu aos 12 minutos. Diogo, que foi o principal nome da equipe, bateu falta com força. A bola do lateral-direito desviou em Fábio Bahia e acabou entrando no canto oposto do que Magrão se dirigia.

A partir de então, o Sport cresceu. Ainda faltava organização, o campo prejudicava a troca de passes e a condução de bola – o que complicava especialmente jogadores velozes e de arracanda, como Felipe Azevedo, mas o time melhorou de atitude, passou a ter mais vontade e exercer alguma pressão sobre a Máquina de Costura. Antes de Matheus Lima empatar, aos 32, a equipe tivera algumas outras oportunidades de mexer no marcador. Ainda nã oera uma ótima atuação, mas o Leão evoluiu.

Na volta da segunda etapa, Sérgio Guedes foi ousado. Abriu mão dos três volantes ao sacar Fábio Bahia e acionar o prata-da-casa Érico Júnior. Deslocou Felipe Azevedo para o meio. O Rubro-Negro cresceu muito. Ganhou velocidade e dinamismo. O Ypiranga não mostrou resposta para as mudanças promovidas no Leão. Logo aos cinco minutos, Matheus Lima roubou a bola do último zagueiro, mas não conseguiu driblar o goleiro Jaílson. Três minutos mais tarde, Cicinho cobrou falta na meia-lua, a bola bateu na barreira e perdeu força – mas caiu logo atrás da parede humana. Tobi se aproveitou disso, antecipou a defesa e mandou para as redes.

Com a empolgação adversária esfriada – e a do Sport aquecida-, passou a ser questão de criar oportunidades e empilhar gols. O terceiro veio com Lucas Lima, aos 13 da segunda etapa. O meia aproveitou-se de rebote, fora da área. Encheu a canhota no canto esquerdo do goleiro Jaílson, que ainda tocou nela, mas não conseguiu evitar o tento. A quarta bola na rede foi mandada por Felipe Azevedo, aos 24, que fez boa partida.

Ainda houve tempo para Sérgio Guedes colocar Marcos Aurélio no lugar de Azevedo e testar novamente Felipe Menezes como atacante. Houve tempo também para Reinaldo – para coroar boa atuação- aproveitar rebote de chute desferido por Rithely e fechar o resultado.

Ficha do jogo

Ypiranga – Jailson; Diogo, Danilo, Egon e Hugo (Beto); Jeferson Piauí, Dácio, Jhonathan (Tilico) e Marcinho (Carlinhos Gravatá); Elivelton e Danúbio.
Técnico: Edson Miolo.

Sport – Magrão; Cicinho, Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Fabio Bahia (Érico Júnior), Rithely e Lucas Lima; F. Azevedo (Marcos Aurélio) e Matheus Lima (Felipe Menezes).
Técnico: Sérgio Guedes.

Local: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Árbitro: Nielson Nogueira Dias. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira. Cartões amarelos: Reinaldo (Sport); Diogo e Danilo (Ypiranga). Gols: Diogo, aos 12 minutos doprimeiro tempo (Ypiranga) Matheus Lima, aos 32 do primeiro tempo, Tobi, aos 8 do segundo tempo, Lucas Lima, aos 13 do segundo tempo, Felipe Azevedo, aos 24 do segundo tempo e Reinaldo, aos 39 do segundo tempo(Sport). Público: 11.134. R$  278.400,00.