ENTREVISTA – Homero Lacerda (3ª parte)

Nesta terceira e última parte da entrevista com Homero Lacerda, o ex-presidente do Sport fala sobre o projeto da arena rubro-negra, esportes olímpicos e muito mais. Confira!

meuSport.com – E sobre a proposta da arena? O Sport assinou uma carta de intenção com a W.Torre, o senhor está acompanhando esta questão?

Homero Lacerda – Este é um assunto que precisa ser tratado com mais transparência. É preciso ser discutido e analisado por pessoas competentes, me perdoem, mas não se pode deixar isso para pessoas leigas decidirem sobre isso. É preciso formar uma comissão capacitada, que entenda de engenharia e de negócios. Essa proposta ficou em sigilo por oito meses. Por que isso? Pra que isso? Qual a razão disso? Vamos debater publicamente esta questão. Vamos formar grupos, vamos deixar tudo claro.

Estou com uma cópia dessa proposta aqui, veja só, é do Consórcio Plurisports. Vou dizer aqui algo que ninguém sabe, veja bem: “Finalidade de viabilizar a implementação de um complexo imobiliário, constituído de uma arena multiuso com base em estádio de futebol, centro de convenções, centro de compras, hotel, torres comerciais e residenciais.” Ou seja, lotear a Ilha do Retiro. Meu Deus do céu! É um assunto extremamente sério.

Das propostas que eu tenho conhecimento, esta é uma das que precisamos analisar com calma e atenção. Construirmos prédios residenciais em nosso patrimônio? Lotear a Ilha do Retiro? Como será isso no futuro? Que herança deixaremos para nossos filhos e netos? Um monte de prédios obsoletos, sabe lá Deus em qual estado? E quem estará ocupando esses apartamentos? Será que é isso que o nosso torcedor quer? Será que é isso que devemos permitir? Lotear um patrimônio construído ao longo de 103 anos de história? Está aqui e isso foi assinado! Tudo bem, é uma carta de intenção, mas é preciso muito cuidado. É preciso ter pessoas competentes tomando conta disso, para analisar, digerir e depois levar para o Conselho, para a Assembléia de sócios, enfim, para todo mundo.

Há proposta muito melhor, só digo isso.

meuSport.com – E na opinião do senhor qual a melhor solução para esta questão?

Homero Lacerda – Sem dúvida nenhuma o ideal é a construção de uma nova arena dentro da Ilha, dentro do nosso patrimônio. Mas isto precisa ser muito bem analisado, pois temos uma dificuldade tremenda: o que está construído lá é um projeto de mais de 50 anos, totalmente na contramão das novas arenas. A declividade, o tamanho dos degraus, enfim, tem que mudar muita coisa. Então a solução seria derrubar, mas colocar aquele estádio abaixo não é simples, muito menos barato. Por isso não podemos perder uma oportunidade dessas, pois uma arena de alto nível, como as que estão sendo propostas, custa algo em torno de R$ 500 milhões. Arena de primeiro mundo, com 45 mil cadeiras numeradas, com 5 cinco restaurantes, estacionamentos verticais, acesso viário fácil, integração com metrô…

Então o melhor é fazer na Ilha, mas a única solução é derrubar tudo e começar do zero. Mas para isso precisamos de especialistas comandando a negociação, para que cada detalhe seja muito bem analisado e discutido.vMas de cara digo, ninguém vai me convencer e duvido que convençam a torcida de que a construção de prédios residenciais na Ilha é um bom negócio. Aquela proposta é clara, trata-se de um projeto de exploração imobiliária e esta não é natureza do Sport.

meuSport.com – Homero, muito se fala que se o senhor voltar à presidência, acabaria com Esportes Amadores/Olímpicos. Isto é verdade?

Homero Lacerda – Muito pelo contrário! Eu fui atleta de remo do Sport. Nasci ali! Com 17 anos estava às 5h da manhã na garagem de remo do Sport. Tenho sobrinhas no Basquete do Sport, modalidade que meu irmão comandou muito bem durante alguns anos. E meu sonho é transformar o esporte amador do nosso clube cada vez mais forte pois é exatamente dali de onde saíram as grandes lideranças do clube, como Luciano Bivar e eu. A maior parte das liderenças vieram do esporte amador.

As pessoas inventam isso no intuito de me criticar por que em 1987 não tínhamos dinheiro e o futebol foi priorizado. Não havia patrocinador, era feito de quotas, de sacrifício. Batíamos de porta em porta, como Aluísio Monteiro, que saía por aí pedindo dinheiro para fazer o esporte amador funcionar. Eu mesmo passei minha vida toda dando contribuição ao esporte amador. O ginásio de basquete, por exemplo, fui eu que reformei. Não gosto de falar de dizer essas coisas não, mas fui eu sim, pelo menos boa parte da reforma foi bancada por mim.

Agora, em 1987, não tínhamos ‘uma prata’ nem para o futebol, quanto mais para os esportes amadores. Cada folha era uma novela. As vezes atrasávamos dois, três meses, e segurávamos os atletas na base da conversa, com muita luta. Hoje não, é diferente, não falta patrocinador e sonho em implantar um grande projeto, com objetivos sociais inclusive. Agora nós podemos criar um centro de esportes olímpicos e o Sport ser muito bem representado. Mas é preciso ter gente competente no comando, como meu irmão por exemplo, que esteve muito bem quando exerceu este papel. Então esta pergunta foi muito boa, pois desmistifica esta idéia de que sou contra os esportes olímpicos.

meuSport.com – Pessoas comentam que seu intesse em voltar ao Sport hoje é visando as eleições de 2010. O senhor pretende se candidatar nas próximas eleições?

Homero Lacerda – (Risos…) De forma alguma! Eu não sou político e não vou me candidatar a nada. Eu entrei na política por um equívoco. Não tenho perfil de político e não tenho vocação para político. Quando fomos campeões brasileiros em 1987, Roberto Magalhães foi até minha casa me pedir para me candidatar pelo partido dele, pois precisava de bancada, enfim… Fui eleito com excelente votação, fiz outros 4 vereadores comigo. A torcida com uma confiança fantástica em mim, me fez o mais votado.

De algumas coisas eu gostei, foi uma excelente experiência. Fui relator de capítulos da Lei Orgância da cidade do Recife, o que foi muito importante. Então algumas coisas foram muito gratificantes, mas de forma geral, não é pra mim. Eu gosto é de futebol, não de política.

meuSport.com – Homero hoje é candidato ou pelo menos candidato a candidato à presidência executiva do Sport Club do Recife?

Homero Lacerda – Não sou nem uma coisa nem outra. Eu apenas estou lutando para que o Sport não perca o bonde da história. Prestem bem atenção ao que eu estou dizendo, o próximo biênio será decisivo para o futuro do Sport. É a nossa chance de finalmente nos tornarmos e nos firmarmos como um dos grandes do país, pois não se iludam, o Sport não é. Mas pode vir a ser, tem tudo para isso!

Mas é preciso ter um excelente projeto e pessoas competentes para fazê-lo funcionar, então, repito mais uma vez e continuarei falando até fazer calo na língua: o bonde da história está parado na Ilha e não podemos deixá-lo partir sem mais nem menos. Esta é a grande oportunidade da vida do Sport.

Se perdermos esta chance, não sei se surgirá outra. Esta questão da arena, por exemplo, um assunto que não vem sendo tratado com transparência, é algo importantíssimo! Se o governo do estado resolver investir nisso, acabou. Nenhum clube conseguirá tocar seu próprio projeto.

meuSport.com – O senhor acredita que há a possibilidade de não ocorrer bate-chapa?

Homero Lacerda – Claro que sim! Estou totalmente aberto para conversar, para buscar o entedimento. Quero dizer à torcida que não tenho nenhum problema com Milton, nosso canal de comunicação é aberto, somos amigos. Agora, não é por que somos amigos que não vou cobrar, que não vou exigir o melhor para o Sport.

O meuSport.com agradece a Homero Lacerda por sua atenção em nos receber e por esclarecer ao torcedor leonino seu posiconamento sobre os vários assuntos aqui abordados.

Clique nos links abaixo e leias as partes 1 e 2 desta entrevista:

ENTREVISTA – Homero Lacerda (1ª parte)

ENTREVISTA – Homero Lacerda (2ª parte)

Redação meuSport.com