Entrevista com o Presidente do Conselho Deliberativo

Adalberto Guerra, atual presidente do Conselho Deliberativo do Sport, tem uma longa ficha de serviços prestados ao Leão da Praça da Bandeira. Começou como atleta, jogando na equipe de basquete do clube. Depois passou por diversos cargos administrativos, onde participou de grandes momentos do Rubro-Negro, como o título de Campeão Brasileiro de 1987. Em uma entrevista bem descontraída, enquanto acompanhávamos um treinamento comandado por Nelsinho Batista, Guerra nos contou boa parte de sua história dentro Sport.

Paixão pelo Sport

Adalberto Guerra nasceu em uma família de rubro-negros. “Meus irmãos Luís e Antônio eram fanáticos e passaram essa paixão para mim”, afirma. O convívio do presidente do Conselho Deliberativo no clube era intenso. Guerra entrou na equipe de Basquete do Leão, onde se sagrou bicampeão pernambucano. Começava então a acompanhar todos os treinos da equipe de futebol em meados da década de 70.

Assim, no convívio diário, Guerra começou a estreitar os laços com os integrantes da diretoria, por vezes até ajudando com o trabalho do clube. Todo esse interesse foi recompensado em 1983, quando o então presidente leonino, Arsênio Meira Vasconcelos, o chamou para assumir o cargo de diretor de futebol. Junto com ele estavam outros nomes
importantes na história do clube, como Luciano e Milton Bivar. 

Obras

Certa vez, Adalberto Guerra estava analisando documentos antigos do clube, quando percebeu que a prefeitura do Recife estava devendo dinheiro ao Sport, referente à aquisição de terrenos ao redor da Ilha. Esses terrenos pertenciam ao Leão e a prefeitura se apossou para a construção de parte da Abdias de Carvalho. “Corremos atrás desse pagamento. O prefeito era Jarbas Vasconcelos, que nos aconselhou a criar um projeto lei para reivindicar esse direito” disse. “Essa verba foi utilizada para o calçamento do clube, pois quando chovia era um caos”, completou.

Outra obra relevante foi concluída no biênio 91/92: a construção da sala do Conselho Deliberativo, do qual ele exercia o seu primeiro mandato como presidente. “Já participei de reuniões do Conselho no salão do clube, em cadeiras de plástico. Achei que era o momento de criar a sala do órgão que cria as leis do Sport”, ressaltou.

Milton Bivar

“Na área financeira e administrativa, essa é a melhor administração de todos os tempos. O Sport hoje é um clube superavitário. Ele fez uma administração perto da perfeição”, disse Guerra. “Só Sport e São Paulo terminaram o ano passado em dia com seus jogadores. E ainda saldamos dividas com todos os treinadores que passaram pelo clube nos últimos anos. Exceto Emerson Leão, que levou a questão para Justiça Comum e tornou o acordo inviável” completa.

Adalberto Guerra disse que em certo momento teve um desgaste com Milton, mas foi algo natural. “Todos estão pensando no melhor para o Sport. Mas as vezes há certos desencontros nesse caminho. Mas depois tivemos uma reunião muito boa e traçamos várias metas para esse ano”, diz Guerra, com entusiasmo.

Mastro

“Na época em que a idéia me foi apresentada pela primeira vez, não abracei a causa, pois achava que todos os esforços deveriam ser direcionados para o acesso do time para a primeira divisão. Mas com o clube na Série A e com as contas em dia, resolvemos colocar para frente o projeto”, afirmou. A entrega da obra desenvolvida pelo Conselho Deliberativo está prometida para o dia 13 de maio, data do aniversário do clube.

Aprendizado

Desde 1992 Adalberto Guerra estava afastado dos cargos administrativos do clube. Convidado por Milton Bivar, ele assumiu a presidência do Conselho. Ele acredita que os anos de experiência o ajudaram a fazer um trabalho ainda melhor. “Deus nos tira a juventude, mas nos compensa com a experiência. Criei uma maturidade que me ajudou muito nessa gestão. Mas isso não fez com que eu perdesse o ímpeto”, declara.

Adalberto afirma que o Sport vive um momento único na sua história, mas isso não foi conquistado da noite para o dia. “Estamos com o clube em um ótimo momento. Nada aqui se faz sozinho. Todos dentro do clube tem trabalhado com o mesmo objetivo, que é deixar o Sport ainda maior”, afirmou Guerra. No final da entrevista, o presidente do Conselho fez questão de agradecer e analtecer o trabalho e dedicação das pessoas que estão diretamente junto a ele: João Carlos e Rose, respectivamente assessor e secretária da presidência do Conselho.

Gustavo Paes
Redação meuSport.com