Meta – faltou ambição

Temos duas notícias, uma boa e outra ruim. Qual vocês querem primeiro? Vamos a boa! Alcançamos a meta de somar 18 pontos até a parada para a Copa do Mundo, mantendo-se sempre entre os quatro que se classificam para a Série A. Agora é ficar na torcida para que esta parada nos permita recuperar o elenco e prepará-los para a guerra que será o restante desta difícil competição. Mas somar estes dezoito pontos é motivo para comemoração? Não! E esta é a notícia ruim.

Pelo que foi visto até aqui na Segundona, concluímos que a meta traçada foi pouco ambiciosa e partimos para o recesso com a impressão que poderíamos ter feito muito mais, que poderíamos ter ido mais longe. O campeonato está equilibrado por baixo, o nível técnico não é bom e a absoluta maioria das equipes ainda está longe de se acertar. Deveríamos ter tirado maior proveito disto.

Exceto pelo jogo contra o Cortibia/PR, onde pelas circunstâncias podemos dizer que ganhamos um ponto, o Sport desperdiçou ótimas oportunidades de disparar na liderança da Série B. Contra América/RN, Atlético/MG, Marília/SP e CRB/AL, o Leão jogou fora 10 pontos, o que nos daria a primeira colocação isolada e uma larga vantagem de 9 pontos sobre o segundo colocado. Para aqueles que consideram o resultado contra o Atlético/MG normal (muito mais pelo estado do gramado e pela forte chuva do que em função da qualidade do adversário), refazemos as contas: seriam 26 pontos ganhamos e uma vantagem de 7 sobre o vice-líder. Assim, contentar-se com 18 pontos e uma segunda colocação é muito pouco.

Desde o início deste trabalho, no final de 2005, o objetivo sempre foi bem claro: retornar à elite do futebol brasileiro. Não temos dúvidas de que todo o possível está sendo feito e que não falta, nem faltará, empenho e dedicação. Mas uma coisa é certa, a meta traçada para esta fase inicial foi muito aquém do que poderíamos ter feito e o resultado final frustrou a torcida.