Os erros se repetem

Conquistar pontos fora de casa é importante, mas garanti-los em nossos dómínios é fundamental. Temos feito o mais difícil, que é ter um bom aproveitamento fora de casa, porém, já somamos quatro pontos perdidos em jogos na Ilha do Retiro.

O discurso de que estes pontos podem ser recuperados ‘lá fora’ não é verdadeiro. Perder pontos em casa é um prejuízo que pode até ser amenizado, mas não há recuperação total. Os pontos conquistados no campo adversário é justamente o plus necessário para garantir o acesso à 1ª Divisão. A receita é simples, faça o dever de casa e belisque pontinhos fora dela. O inverso funciona, mas o grau de dificuldade é absurdamente maior, sem contar no risco à saúde da torcida.

Jogamos errado ontem. Insistimos em bolas cruzadas contra uma defesa alta e bem postada, quando ficou claro que tocando a bola (e foi assim que o gol de empate saiu) chegaríamos a vitória. Afunilamos em demasia o jogo, quando estava evidente que jogar pelas pontas era o melhor caminho. Por fim, mais uma vez nos faltou capacidade para superar um adversário que veio com um único objetivo, não perder.

É verdade que o time deve ter um esquema de jogo definido, porém, se não tivermos variações táticas, criativade e ousadia para superar obstáculos, nossa caminhada será muito mais sofrida do que gostaríamos.