Coritiba/PR ainda não convenceu em 2006

O adversário do Leão nesta 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2006 é o Coritiba Football Club, tradicional agremiação do estado do Paraná. Tal qual o nosso Sport, o alvi-verde carrega consigo o orgulho de fazer parte do seleto grupo dos campeões brasileiros, título este conquistado em 1985. Rebaixado à segunda divisão em 2005, os "Coxas Brancas" iniciaram a temporada 2006 muito mal das pernas: campanha irregular no campeonato estadual e eliminação precoce na Copa do Brasil.  Passadas quatro rodadas da Segundona, os paranaenses ainda não mostraram a que vieram, apresentando um aproveitamento de apenas 58% (2V, 1E, 1D), além de uma goleada imposta pelo Brasiliense/DF (4×1) na última rodada. Sua torcida está desconfiada e já não demonstra mais apoio ou paciência com alguns jogadores e com o técnico Estevam Soares (nosso capitão no título brasileiro de 1987).

A proposta do "bom, bonito e barato" não emplacou no Alto da Glória e alguns reforços de mais nome no cenário nacional foram contratados, como o goleiro Kleber (ex-Fluminense/RJ e Botafogo/RJ) e o atacante Alberto (ex-Santos/SP e Corinthians/SP), além da manutenção do meia Jackson (ex-Sport). Destacam-se ainda o vigoroso zagueiro Marcelo Batatais, o bom volante Luciano Santos e rápido atacante Fábio Pinto. Apesar de possuir uma aparente espinha dorsal de qualidade e um contra-ataque perigoso, o conjunto curitibano não é bom. Os laterais são fracos, a zaga ainda não se entende adequadamente e a criatividade definitivamente não é o forte deste time. Sua melhor apresentação na competição foi na vitória de 3×0 sobre a fraca Portuguesa/SP, que mesmo jogando no Couto Pereira, foi superior ao dono da casa boa parte do confronto, tendo perdido mais por sua própria fragilidade do que pela qualidade do adversário.

Apesar disso, esta partida não será fácil. O Coritiba/PR é um clube de tradição e assim como Sport, deseja retornar à primeira divisão. Nosso bom momento deve empolgar apenas nossa imensa e fanática torcida, mas jamais deve iludir os bravos jogadores do Leão. Somar mais três pontos e manter os 100% é possível, mas, repitimos, não será fácil.