Vôlei – Sport é bi no juvenil feminino

O SPORT/Maurício de Nassau conquistou o bicampeonato pernambucano de vôlei juvenil feminino, ontem à noite, no ginásio Carlos Gomes, na Ilha do Retiro, ao bater a AABB, por 3 sets a 1 (25/23, 25/15, 16/25 e 25/12). A partida durou 1h42. O troféu foi entregue às campeãs pelo ex-jogador Xandó, vice-campeão olímpico em Los Angeles (1984).

O primeiro set foi o mais equilibrado, digno das grandes decisões. Para se ter uma idéia, a maior vantagem observada foi de três pontos pró AABB, quando a equipe bancária abriu 16/13. Durante todo resto do embate, os dois times revezaram-se no marcador.

Quando ficou tudo igual em 18 pontos, entrou em quadra a maior experiência das rubro-negras, que contavam com duas atletas recentemente vice-campeãs da Liga Nacional: a oposta Letícia e a ponta Milka. No final, uma largada de Letícia determinou a vitória leonina pela diferença mínima: 25/23.

O segundo ato do jogo teve as mesmas jogadoras dos dois lados, porém, pareciam times completamente diferentes, tamanha foi a disparidade técnica em relação ao set anterior. A AABB cometeu erros primários em todos os fundamentos, do saque à defesa.

Melhor para o Sport que variou mais o jogo e chegou a abrir rapidamente 10/3. A vantagem das donas da casa chegou ao máximo num bloqueio de Jéssica, que abriu 17/7. Daí em diante, não houve mais mudanças e a dianteira de dez pontos das rubro-negras foi mantida até Vanísia fechar em 25/15.

O segundo set vencido com facilidade deixou no ar que o título seria apenas uma questão de tempo para o Sport. Porém, a AABB conseguiu reagir. Já no início, um 6/3, numa boa seqüência de saques de Marcela.

O rubro-negro reagiu e conseguiu empatar em 6/6. Mas a equipe de amarelo mostrou força novamente e soube explorar os erros das adversárias para abrir sua maior vantagem em todo jogo, até então: 11/6, numa largada de Andréa da Rosa Borges. No final, um placar parecido com o segundo set, só que, dessa vez, em favor da AABB: 25/16.

Na quarta etapa, o Sport retomou o controle do jogo e não deu qualquer chance. Fechou a partida em 25/12. Letícia foi a maior pontuadora, com 18 pontos.

Sport: Letícia, Milka, Tatiane, Vanísia, Suenia, Natália e Camila Santos, Angélica, Manuela, Camila Ribeiro, Flávia e Jéssica. Técnico: José Alves.

AABB: Maria, Shirley, Fabiana, Silvana, Magda, Andréa da Rosa Borges, Isabella, Paula, Andrea e Marcela. Técnica: Marilda Vasconcelos.

MIRIM – Na preliminar da decisão, o Sport/Maurício de Nassau venceu o Cactos, de Olinda, por 2 sets a 0 (25/14 e 25/11), pela primeira rodada do returno do Pernambucano Mirim (masculino).