Ney Franco, a grande surpresa

A diretoria do Sport surpreendeu ao anunciar, ontem à tarde, na Ilha do Retiro, o nome de Ney Franco para ser o novo técnico do time rubro-negro. Campeão mineiro EM 2005 pelo Ipatinga, e atualmente disputando o quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o treinador se apresenta no dia 22 de novembro, após a competição, que terminará no dia 20.

Numa entrevista coletiva, o vice-presidente de futebol, Gustavo Dubeux, explicou que Ney Franco, 39 anos, não é um medalhão, mas impressionou nas conversas com a diretoria e com sua postura em relação ao futebol. O dirigente salientou que a diretoria não está correndo riscos. “Conversamos com vários treinadores. Ney Franco demonstrou ser atualizado com o futebol, aprovou o nosso planejamento e mostrou a sua competência ao montar o Ipatinga para ser campeão mineiro.”


O diretor de futebol, Homero Lacerda, lembrou que a diretoria havia aprovado o nome de Gallo e Ney Franco. O primeiro foi para o Japão e assim toda a negociação foi feita com o treinador do Ipatinga. “Durante um mês, conversamos com muita gente. Tivemos decepções com alguns nomes famosos. Ney Franco é um treinador moderno. Seria muito fácil contratar um técnico de grande nome, mas Levir Culpi, que foi campeão da Libertadores, esteve no Sport e fracassou. Ney Franco foi um nome que surgiu depois de muita pesquisa e tenho certeza no seu sucesso no Sport.”


No quadrangular da Série C, Remo, Ipatinga, Novo Hamburgo e América-RN estão empatados com três pontos ganhos. Amanhã, o time mineiro tem um jogo decisivo contra o Novo Hamburgo, em Ipatinga. Por isso, conforme acertou com a diretoria rubro-negra, o treinador vai comandar o time mineiro, que luta para subir para a Série B, até o final da competição.


O novo treinador leonino tem contrato com o Ipatinga até maio de 2006. A multa rescisória é de R$ 100 mil, mas Homero Lacerda assegurou que essa pendência não vai atrapalhar a chegada do treinador.


Segunda-feira, o preparador físico Márcio dos Santos Farias Corrêa, contratado pelo Sport e aprovado pelo novo treinador, se apresenta na Ilha do Retiro. Ele é gaúcho e trabalhou no Grêmio, Brasiliense e no futebol árabe.

Foto: Leandro Nunes/Futura Press