Vôlei – Dia decisivo para o Leão

O Sport decide, hoje, o futuro da sua equipe de voleibol feminino adulto. Logo mais à tarde, o vice-presidente de Esportes Amadores do Leão, Aloysio Monteiro, juntamente com o presidente da Federação Pernambucana de Voleibol (Fevepe), Carlos Eduardo Brito, e o diretor de marketing da entidade, Marcos Dias, vão ao Rio de Janeiro ter uma conversa decisiva com o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, sobre a participação, ou não, da equipe rubro-negra na Superliga 2005/06, que começa em dezembro.

“Nunca imaginamos que um time caseiro como o que formamos iria se classificar para a Superliga. Fizemos um projeto para as equipes de basquete (masculina e feminina) e conseguir patrocínio para as três fica muito difícil, porque o empresariado do Recife não dá valor para o esporte olímpico”, criticou Aloysio. Com a dificuldade de apoio, segundo o dirigente leonino, a participação do Sport na Superliga está condicionada à liberação da taxas exigidas pela CBV, o que diminuiria, e muito, as despesas do clube com a competição. “Só vamos pedir o que ele (Ary Graça) nos prometeu quando veio ao Recife. Ele disse que queria uma equipe do Nordeste na Superliga”, afirmou Aloysio Monteiro. “Nossa participação só depende da Confederação”, enfatizou.

Calcula-se que o investimento para a participação de uma equipe competitiva na Superliga gire em torno de R$ 1 milhão, entre contratações de jogadoras, taxas, passagens (embora a CBV banque 83% do valor dos bilhetes aéreos) e hospedagem. “Existe muita especulação em torno do valor dessas taxas, mas não existe uma quantia definida, tudo é negociável e é isso o que vamos fazer lá”, contemporizou Marcos Dias.

O Leão garantiu a vaga na Superliga, elite do voleibol brasileiro, em quadra, ao conquistar o vice-campeonato da Liga Nacional, competição eliminatória que reuniu equipes de todo o Brasil. O time, inclusive, será o único do Nordeste no torneio, por isso o empenho, também, da Fevepe, em viabilizar a participação rubro-negra. “O que estaremos buscando lá não é a participação do Sport na Superliga e sim do voleibol pernambucano”, contou Marcos Dias para depois completar. “O Sport servirá como exemplo para outros clubes e com isso vai ajudar a desenvolver o esporte não só aqui no Estado, mas em toda a Região”.