Sport tenta seduzir pela palavra

O discurso baseado na história do Sport e no projeto de trabalho para a próxima temporada vem sendo a grande arma do diretor Homero Lacerda para tentar trazer um treinador de ponta para a Ilha do Retiro, idéia que defende abertamente desde o final do ano passado, quando não estava envolvido diretamente com o Leão da Praça da Bandeira. Como as possibilidades financeiras na Série B são mais escassas para os clubes do que na Série A, mesmo para aqueles que integram o Clube dos 13, o dirigente acredita no poder da palavra.

Desde a primeira reunião da nova direção de Futebol, na última segunda-feira, os diretores do Sport já conversaram com quatro treinadores, mas apenas dois deles se mantêm com possibilidades de ser contratados, pois se identificaram bastante com o projeto apresentado. Entre os sondados, René Simões, que rebaixou o Vitória para a Série C, e Márcio Bittencourt, recém-dispensado pelo Corinthians, são conhecidos. Os outros dois nomes ainda não vazaram para a imprensa, mas especula-se os nomes de Péricles Chamusca, atualmente dirigindo o Oita Trinita, do Japão, e Zetti, sem clube.

Mas ninguém se ilude quanto ao fato de que dinheiro continua sendo um fator primordial para a decisão de um profissional de aceitar o convite do Leão. Neste assunto, o Sport tem bastante credibilidade no mercado nacional. Este ano, apesar dos insucessos dentro de campo, o clube tinha uma das folhas salariais mais altas da Série B, algo em torno de R$ 500 mil, e manteve os pagamentos em dia até o último mês de setembro, quando a equipe foi eliminada da Série B. As dificuldades financeiras começaram a aparecer mais recentemente.

O planejamento da direção rubro-negra é contar com a apresentação do novo profissional até o final deste mês. “Conversamos com alguns técnicos e eles sempre têm duas ou três propostas de clubes da Série A. Estamos tentando convencer mostrando a história do clube no futebol nacional, a grandeza da torcida e a força da nossa camisa, mas, principalmente, o projeto que estamos montando para a próxima temporada”, disse Homero Lacerda, que vem sendo o responsável por fazer o primeiro contato com os treinadores pretendidos.