Remo – Sport no Troféu Brasil

Depois de três anos de fora de competições nacionais de remo, dois atletas do Sport representam Pernambuco no IX Troféu Brasil de Remo Sênior A Peso Leve, que está sendo realizado em São Paulo. Marcos Antônio, o Marquinhos, de 28 anos, que já estréia hoje na classe skiff e Tiago Miranda, 21, que faz dupla com ele na categoria double, estão na capital paulista desde a terça-feira. O Campeonato envolve 17 clubes de todo o Brasil e o Rubro-negro é o único representante do Nordeste.


O principal empecilho para a participação dos pernambucanos já foi resolvido. A Confederação Brasileira de Remo (CBR) emprestou dois barcos para os atletas, que, devido ao alto custo do transporte, não puderam levar as suas embarcações para São Paulo. Para o treinador da equipe do Sport, Marcos Souza, que também está na capital paulista, os remadores não terão maiores problemas para se adaptar aos barcos. “Já conseguimos realizar três treinos por aqui e não foi difícil resolver isso”, disse o técnico.


Marquinhos, que já chegou a ser campeão brasileiro e sul-americano em 1997, será o primeiro a entrar na água para disputar, hoje, a eliminatória do skiff, na raia da Universidade de São Paulo (USP). Nessa prova, os remadores serão divididos em duas chaves, se classificando os melhores para a grande final. “Acredito que ele passará, sim, para a final”, garantiu Marcos Souza.


A categoria double, que é feita em duplas, não terá a disputa de eliminatórias, devido ao número de participantes, seis. Na prova, a equipe terá a união da experiência de Marquinhos com a juventude de Tiago, estreante em termos de Troféu Brasil. “Estamos muito animados, o principal problema era arrumar um barco e esse nós já resolvemos”.