Feminino – Estadual começa amanhã

O I Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino tem início amanhã, com bastante festa por parte das oito equipes participantes. É consenso entre os treinadores dos times que a iniciativa, mesmo que incipiente, vai alavancar o esporte no Estado, algo que brevemente apresentará resultados, como a presença de jogadoras pernambucanas em seleções brasileiras, por exemplo.

Composto por oito times, o I Campeonato Pernambucano Feminino reúne Sport, Barreirense, Cruzadinho, União, Constelação, Náutico, Geraldão e Real. Todos jogam contra todos, classificando-se para as semifinais os quatro melhores. Assim, o primeiro pega o quarto e o segundo o terceiro. A final ocorrerá no dia 24 de dezembro e a equipe campeã será agraciada com o troféu jornalista Júlio José. “O importante é que estamos tirando as jogadoras do ostracismo. Elas são a força desse campeonato”, afirmou o diretor do departamento de Futebol Feminino da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Elias Coelho.

O técnico do Sport, Bruno Angeiras, era um dos mais eufóricos com a realização da competição. “Tenho certeza de que esse campeonato vai dar certo. Espero que esse seja o primeiro de muitos”, comemorou o treinador. Por enquanto, o campeonato começa sem nenhum patrocício, mas o objetivo dos organizadores é angariar cada vez mais recursos para dar um suporte aos clubes. “O importante é termos um campeonato, algo que não existia antes. As equipes estão livres para procurarem patrocinadores”, disse Elias Coelho.

Sem fontes de renda, a única despesa das equipes será a taxa de arbitragem. Quanto a isso, o regulamento da competição é bastante claro. “Cada equipe deverá recolher a importância de R$ 40,00 por partida, 72 horas antes da realização da mesma, sob pena da não realização do jogo”. Coelho explica o porquê da exigência. “Esse é um fato inédito e possibilitará que o pagamento dos juízes seja feito na hora, em dinheiro, sem nenhuma burocracia”.

A primeira rodada terá os confrontos entre Sport x Barreirense, às 14h, e Cruzadinho x União, às 16h, ambos no campo auxiliar da Ilha do Retiro. Paralelamente, no campo do Bueirão, na Torre, às 14h, jogam Constelação x Náutico e, às 16h, Geraldão x Real.