Copa PE – Sport decepciona, mas se classifica

Com o empate em 1×1 diante do Catendebol, no último sábado, na Ilha do Retiro, o Sport garantiu vaga para a próxima fase da Copa Pernambuco com uma rodada de antecedência. Os rubro-negros estão com nove pontos ganhos, na quinta colocação, e não podem ser mais alcançados pelo nono colocado, o Centro, que soma quatro pontos na competição. Cabense (14 pontos), Belo Jardim (13 pontos), América (13 pontos), Salgueiro (12 pontos) e União (sete pontos) também estão garantidos.

Com seis dos oito classificados definidos, três equipes ainda lutam pelas duas últimas vagas. A Desportiva Vitória, o Catendebol e o Centro apostam todas as fichas na rodada final da primeira etapa. Como o Tricolor das Tabocas faz o confronto direto com os limoeirenses e está dois pontos à frente do oponente, depende somente de um empate para chegar. O time de Catende é outro que só precisa de um resultado de empate, diante do Salgueiro, em casa, para se garantir nas quartas-de-final.

Apesar da classificação antecipada, o próximo confronto não será simplesmente para cumprir tabela. O Leão enfrenta o Belo Jardim, em Caruaru, e procura fazer o maior número de pontos possível para escapar de pegar um dos melhores colocados na próxima fase. O mesmo fará o União contra o Salgueiro, no Ademir Cunha, em Paulista. O cruzamento das quartas-de-final, que será disputado em sistema de ida e volta, reserva confrontos entre primeiro e oitavo, segundo e sétimo, terceiro e sexto e quarto contra o quinto.

Além de Sport 1×1 Catendebol, outras três partidas fecharam a penúltima rodada da Copa Pernambuco. O América recebeu o Belo Jardim, no estádio Artur Tavares, em Bonito, e fez o dever de casa, com uma vitória por 1×0. O Alviverde é o único que já fez os oito jogos da primeira fase. A Cabense pegou a Desportiva Vitória e também venceu por 1×0, no estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho. O Salgueiro foi outro que aproveitou o fato de estar atuando frente à torcida e fez 3×0 em cima do União, no Cornélio de Barros, em Salgueiro.