Agora, Giba é o mais cotado

O diretor de futebol do Sport, Homero Lacerda, deixou transparecer que o novo técnico está praticamente contratado. Ele disse que a negociação chegou aos 90% de acerto. Mesmo fazendo segredo, o dirigente deu uma pequena pista ao afirmar que não poderia revelar o nome do treinador “porque ele está disputando as finais de uma competição”.

“Ainda não podemos falar em nomes. Mas as negociações estão bem adiantadas. Os treinadores estão empregados e disputando as finais das competições e não podemos antecipar nada”, disse Homero.

A partir dessa afirmação as especulações ganharam força. Quatro clubes estão nas finais da Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, por eliminação há quem acredite que o novo técnico rubro-negro poderá ser Giba, da Portuguesa. Givanildo Oliveira, do Santa Cruz, foi descartado, pois não aceitaria negociar estando trabalhando num rival. Roberto Cavalo, por sua vez, não estaria dentro do perfil da diretoria rubro-negra. Mano Menezes, do Grêmio, em nenhum momento teve seu nome comentado.

Em relação aos clubes da Série A, que se aproximam da reta final da competição, só Estevam Soares foi lembrado. No momento, a Ponte Preta, time que ele dirige, luta para conseguir uma das sete vagas à Copa Sul-Americana (da 5ª à 11ª colocação). A Macaca ocupa justamente a 11ª posição, com 44 pontos, e hoje terá um jogo fundamental contra o Botafogo, 12º colocado, com 43.

Estevam Soares, por sinal, se reuniu com Homero Lacerda e o vice-presidente de futebol, Gustavo Dubeux, no fim de setembro, em São Paulo, mas o técnico e os dirigentes negaram qualquer acerto.

Um fato, no entanto, deixa Giba como o favorito. A última rodada da Série B está marcada para o dia 26 de novembro. Mas até lá um ou dois dos quatro finalistas podem ficar fora da disputa por uma vaga na Série A por antecipação, dependendo dos resultados.