Sport perde e muda objetivo

As críticas em torno da péssima campanha do Sport na Copa Pernambuco podem ter provocado a mudança de objetivos na competição. A derrota por 1×0 para o América, na Ilha do Retiro, ontem à tarde, resultado que manteve a equipe na lanterna, parece ter acentuado ainda mais a inversão de valores. Mesmo que veladamente, o técnico Neco deixa transparecer que o campeonato não servirá apenas de laboratório para a revelação de jovens talentos. Agora, o título passa a ser encarado como uma questão de prioridade.

Os sintomas são mais do que claros. Jogadores do elenco de profissionais deste ano que aguardam a data da reapresentação serão convocados um pouco mais cedo. Muitos deles, aliás, como informou o próprio treinador rubro-negro, haviam se oferecido para participar da competição, como fizeram o lateral-direito Marcos Tamandaré e o volante Geraldo. Agora, os dois se juntam ao atacante Careca, contratado junto à Desportiva Vitória, e vão integrar o grupo que disputa a Copa Pernambuco.

Outra novidade é a presença do atacante Jaílson, o mesmo que disputou o início do Campeonato Pernambucano de 2004 pelo Sport. Depois de ser dispensado pelo Leão da Praça da Bandeira, não conseguiu se acertar em outro clube. Quem o trouxe novamente para o futebol pernambucano foi agente Cádmo Barros. A melhor fase do jogador foi no primeiro semestre de 2003, pelo Santa Cruz, quando, depois de muitos desencontros e muita confusão, ganhou os direitos federativos na Justiça do Trabalho e se transferiu para o Marília.

Quanto à partida de ontem, para o próprio técnico Neco, não foi digna sequer de ser analisada. “O jogo foi terrível. Nós não atacamos e não defendemos. Não fizemos absolutamente nada. Não dá nem para analisar. Mas estamos dentro da competição e vamos continuar trabalhando. O que não pode é insistir no mesmo erro. Nem eu, nem a torcida e nem a imprensa agüentam tanta pancada. Vamos receber esses reforços e tentar melhorar a nossa situação na classificação”, declarou o treinador rubro-negro.

Ainda ontem, não houve novidades com relação aos atletas que precisam acertar rescisão ou renovação contratual com o Sport. A diretoria, aliás, tratou de desmentir qualquer acerto prévio com Gaúcho, assim como fez o próprio jogador. As possibilidades de o defensor voltar a vestir a camisa rubro-negra são mínimas, já que a direção adotou a política de não contratar atletas com passagem pelo Leão. O salário do zagueiro, bem acima dos patamares estabelecidos para a próxima temporada, também é um outro impedimento.