Leão atento à Série C

Mesmo que discretamente, a diretoria do Sport iniciou os trabalhos de formação do elenco para a próxima temporada. É bem verdade que a contratação de novos atletas para a disputa das competições do ano que vem não deve acontecer tão cedo, mas os olheiros rubro-negros já estão espalhados pelos campos do Campeonato Brasileiro da Série C e dos interiores de São Paulo e Minas Gerais. Os destaques dos jogos entram para uma lista de possíveis reforços, que servirá de base quando o clico de negociações começar de fato.

A julgar pela redução salarial que a direção tenta impor aos chamados medalhões do elenco deste ano, como o zagueiro Sandro, o lateral-esquerdo Marquinhos e o goleiro Maizena, a pesquisa para a descobertas de novos talentos vem seguindo a linha da política adotada. Como os rubro-negros pretendem formar um elenco que custe pouco mais da metade do deste ano, o universo da Terceira Divisão oferece atletas de salários relativamente baixos. A qualidade é que nem sempre corresponde ao pretendido.

Exemplos de times que foram recompensados com a contratações de atletas da Série C não faltam. Apenas para ficar em dois casos, o Fluminense se deu bem com o atacante Beto, que veio do Treze/PB, e o Coritiba colheu bons frutos com o também atacante Marciano, artilheiro de Terceirona do ano passado pelo Limoeiro/CE. Os riscos do insucesso, entretanto, são consideráveis.

Apesar do trabalho dos olheiros, a prioridade continua sendo resolver pendências. Os dirigentes ainda conversam com o volante Marcus Vinícius, o goleiro Maizena, o lateral-esquerdo Marquinhos, o zagueiro Clécio, o atacante Rodriguinho e o zagueiro Sandro. A permanência dos quatro primeiros não interessa à direção rubro-negra. Os outros dois vivem a expectativa da renovação. Sandro precisa acertar detalhes de redução salarial e Rodriguinho luta para que a Portuguesa Santista, detentora dos direitos federativos do atleta, não cobre por um novo empréstimo.