Pernambuco invadido por ‘cearenses’

Os ‘cearenses’ estão invadindo o futebol pernambucano. Sport e Santa Cruz, juntos, contrataram sete jogadores que passaram por Fortaleza e Ceará. O rubro-negro trouxe o lateral Sérgio, os atacantes Rinaldo, Vinícius e Reinaldo Aleluia e o meia Lúcio. O tricolor foi buscar os meias Marco Antônio e Zada.

O Sport ainda conta com mais dois ‘cearenses’. O goleiro Maizena, que chegou em 2002, e o seu colega de posição Jéferson, contratado em 2004. Os dois atuaram pelo Fortaleza.

Em 2002, o atacante Vinícius foi fundamental para o Fortaleza sair da Série B e subir para a Série A do Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor do Pici foi rebaixado no ano seguinte. No entanto, voltou à Série A em 2004. Cinco jogadores participaram da campanha. Rinaldo (artilheiro da Série B com 14 gols), Lúcio, Sérgio, Marco Antônio e Zada. Reinaldo Aleluia atuou pelo Ceará.

O lateral Sérgio, escolhido como o melhor da posição na Série B 2004, afirmou que decidiu vir para o Sport devido ao prestígio do futebol pernambucano, abrindo mão de disputar a Série A pelo Fortaleza. “Mesmo com o Sport, Santa Cruz e Náutico na Série B, o futebol pernambucano dá mais prestígio. Sei que poderia aparecer mais na mídia ficando no Fortaleza, mas também sei que Pernambuco tem muita força nacionalmente.”

O diretor de futebol Sport, Ricardo Brito, concorda com o atleta, mas também tem outro argumento. “Os atletas que vieram para o Sport sabem que se formos para a Série A dificilmente voltaremos a cair. Afinal, caso a gente volte à elite, vamos receber do Clube dos 13 uma cota de R$ 11 milhões.”

Ricardo Brito ainda fez uma autocrítica. “São jogadores que se destacaram. Mas não são cearenses. Acho que os dirigentes do Ceará tiveram uma visão melhor do mercado. Eles estiveram mais atentos à realidade. Nós, dirigentes de Pernambuco, nos limitamos muito a contratar atletas do Rio de Janeiro, São Paulo e, às vezes, do Paraná ou Rio Grande do Sul. Precisamos observar outros centros.”