PE 2005 – Em busca do título no Centenário

Além da motivação natural para conquistar o título do Campeonato Pernambucano, o Sport Club do Recife vem sendo impulsionado pelo fato de tentar ser campeão estadual no ano do seu centenário – o clube completará 100 anos de existência no próximo dia 13 de maio. Para tanto, a nova direção, eleita no dia 16 do mês passado, está fazendo um investimento financeiro alto e formando o que vem sendo chamada por alguns de “a seleção da Série B”.

A denominação se dá pelo fato de o Leão ter contratado alguns dos melhores jogadores da Segunda Divisão do ano passado em suas posições. Os exemplos são o lateral-esquerdo Possato (Brasiliense), o lateral-direito Sérgio, o meia Lúcio e o atacante Rinaldo (Fortaleza). O Sport também trouxe jogadores reconhecidos no mercado nacional como os atacantes Vinícius e Reinaldo Aleluia e os zagueiros Léo Oliveira, Sandro e Romildo.

Além dos chamados medalhões, o Rubro-negro também promete causar surpresas com alguns atletas. O atacante Cristiano Brasília, apesar de ser desconhecido no futebol pernambucano, tem boa experiência e estava atuando em Portugal. Mas a grande aposta é no meia-esquerda Diego. O atleta, de apenas 18 anos, foi revelado nas categorias de base do próprio Sport e tem a total confiança do técnico Heriberto da Cunha, que o tirou do elenco de juniores para participar da pré-temporada com os profissionais.

As caras novas se juntam aos poucos jogadores do ano passado que permaneceram no elenco. Os dois principais foram o goleiro Maizena e o segundo volante Cleisson, ambos titulares absolutos. Também permaneceram na Ilha do Retiro o zagueiro Clécio e o lateral-esquerdo Ademar. Eles querem esquecer a campanha do ano passado, quando passaram longe do título pernambucano e escaparam por pouco de ser rebaixados para o Campeonato Brasileiro da Série C.

Mas a direção do Departamento de Futebol promete reforçar ainda mais o elenco de profissionais no decorrer da competição. O técnico Heriberto da Cunha está esperando receber mais dois meio-campistas – um primeiro volante e um meia de ligação – e um lateral-direito. “Já conseguimos formar uma equipe. Falta completar o elenco”, pontuou o treinador rubro-negro, que dirige o Sport pela segunda vez em menos de quatro anos.