Leão no Lance! – Sport estréia com pé direto na Ilha

Numa tarde onde a torcida rubro-negra deu um show de amor ao clube, o Leão venceu o Petrolina de virada por 3×1 e ocupa a vice-liderança beneficiado pelo empate do Santa Cruz diante do Itacuruba e a derrota do Náutico para o Serrano, em Serra Talhada. O líder é o Porto, próximo adversário do Leão na quarta-feira, na Ilha.

Com problemas típicos de um início de temporada como falta de entrosamento e preparo físico ideal o Sport começa o jogo tocando bem a bola e explorando as laterais nas investidas de Sérgio e Possato, mas sem objetividade esbarrava na bem postada zaga do Petrolina. Aos 11 minutos Cristiano Brasília aproveita uma falha da defesa do time sertanejo e quase marca por cobertura com a zaga cortando em cima da linha. O Leão pressiona com Vinícius aos 13, mas a bola não entra em chute cruzado.

Mesmo tendo o domínio da partida o Leão não acertava o último passe e foi numa bola alçada na área sem pretensão que o Petrolina faz o primeiro gol do jogo, a bola resvala na cabeça de Clécio, bate no peito de Romildo que acidentalmente “prepara” a jogada para o chute de Ailton, 1×0 para o Tigre.

O Sport não se abate com o gol e parte pra cima quando aos 29 Diego quase marca numa bela jogada onde o goleiro adversário espalma pra escanteio. O Leão não desiste e já estávamos aos 40 minutos quando em uma cobrança de escanteio a bola raspa na cabeça de Diego e vai para o fundo da meta, o árbitro assinalou gol de Brasília e assim acaba o primeiro tempo em 1×1.

O Sport vem com tudo pra cima do Petrolina e Doriva lança Vinícius que entra sozinho, chuta rasteiro pra a boa defesa do arqueiro adversário. Heriberto começa a mexer na equipe e troca Doriva por Ademar, coloca Possato no meio e solta mais o time que vai pra cima buscando o gol da virada, mas quem quase marca foi o Petrolina numa bobeira de Diego que perdeu a bola na intermediária, mas Maizena faz excelente defesa.

Novamente aos 23 minutos Heriberto mexe na equipe e troca Diego e Brasília por Pedro Neto e Danilo Goiano respectivamente. O time fica ainda mais ofensivo com toque de bola envolvente e o Petrolina só agüenta mais 7 minutos de pressão. Escanteio cobrado a bola resvala na zaga e sobra para Vinícius, que faz a Ilha explodir, virado o jogo. O Leão agora dita a regra da partida e joga com desenvoltura e quase faz outro em grande lançamento de Vinícius para Danilo que chuta por cima da meta, 34 minutos e Possato bate falta com grande categoria e a bola caprichosamente beija a trave. Aos 37 o Tigre perde Vagner por jogo violento. Aos 40 minutos Possato faz fila na entrada da área e lança Pedro Neto milimetricamente, este entra sozinho e solta uma bomba a Ilha explode novamente e decreta a vitória Leonina

Uma vitória importantíssima, pois estrear com pé direto era fundamental nesta abertura do campeonato pernambucano, muitas caras novas e jogadores como Lúcio, Rinaldo Sandro e Ramalho devem aparecer no time e deixa-lo ainda mais forte. Os problemas eram previsíveis como a falta de entrosamento da defesa e um maior ajuste na marcação do meio de campo. Detalhe foi a presença de 20.586 rubro-negros que fizeram um espetáculo a parte no reencontro com o time leonino saindo da Ilha feliz da vida.

Notas:

Maizena: Seguro como sempre, não teve culpa no gol e evitou outro. Nota: 6

Sérgio: Boa desenvoltura, é vigoroso e joga sério, precisa somente acertar o pé nos cruzamentos. Nota: 6,5

Clécio: Não fez uma boa partida, abusou das faltas e não passa confiança para a torcida, tem de melhorar. Nota: 4

Romildo: Bateu cabeça com Clécio em alguns lances, depois se impôs e motrou um futebol se força e ainda subiu para tentar o gol de cabeça. Nota:5,5

Possato: Grande partida, tem muita habilidade e joga também no meio campo, foi um dos destaques do jogo. Nota: 7,5

Éverton: Boa partida, movimentando-se bem e marcou com vigor, talvez seja a última partida com a camisa leonina. Nota: 6,0

Cleisson: Dispensa comentário, é uma raça incomum. Nota: 7,0

Diego: Boa técnica, precisa ficar mais atento para não erras passes bobos, mas foi fundamental ao time. Nota: 7

Doriva: Distribui bem a bola e é inteligente, fez lançamentos importantes: Nota: 7

Brasília: Veloz, ainda está desentrosado, mas vai ser bem útil ao time. Nota: 6

Vinícius: Grande partida, excelente visão de jogo e muita técnica, seu gol abriu caminho para a vitória. Nota: 8

Ademar: Entrou no lugar de Doriva e explorou bem a lateral esquerda. Nota: 6

Pedro Neto: Incendiou o jogo e fez um belo gol. Nota: 7,5

Danilo Goiano: Infernizou a defesa do Petrolina; Nota: 7

Heriberto da Cunha: As substituições mudaram o panorama da partida, o deslocamento de Possato para o meio campo deu mais equilíbrio ao time rubro-negro que com as entradas da prata da casa conseguiu virar um jogo difícil. Nota: 7,5