Futsal – Estadual feminino ressurge sábado

Uma boa notícia para o salonismo pernambucano. Após três anos passando em branco, desde que o último troféu de campeão estadual foi erguido pelo São Lourenço, em 2001, a Federação Pernambucana de Futsal anunciou o retorno do Campeonato Pernambucano Feminino. A competição começa a ser disputada no próximo sábado, abrindo o calendário da modalidade no Estado em 2005.

Sete equipes estão inscritas. Dos clubes tradicionais da capital, apenas Sport e Santa Cruz (em parceria com o Benfica de Casa Amarela) disputarão a competição. Os principais adversários de rubro-negros e tricolores devem ser o Sesc/Santo Amaro e o Palmeirinha do Jordão, atual campeão da Copa Sesc, última competição da modalidade realizada em Pernambuco, em novembro. Os demais participantes são: Capelle, de Ribeirão, Facol, de Vitória de Santo Antão, e Rio Branco, outro representante do bairro de Casa Amarela.

“Tínhamos a idéia de resgatar o Estadual feminino havia mais tempo, mas sempre esbarrávamos em questões financeiras. Tanto que, este ano, a competição só tornou-se viável, graças à parceria com a Secretaria de Esportes do Governo, que está bancando as taxas de arbitragem”, explicou o superintendente técnico da Federação Pernambucana de Futsal, Luiz Cláudio Carvalho.

O campeonato será disputado em um turno único, com todas as equipes se enfrentando somente em jogos de ida. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais, quando haverá o cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com os vencedores se credenciando para a grande final. “A intenção realmente foi fazer um torneio curto, pois ainda queremos que o campeão represente Pernambuco na Taça Brasil de Clubes, em abril”, explicou Luiz Cláudio.

Entretanto, para que a competição realmente pudesse acontecer, a Federação teve que abrir mão das taxas de inscrição das equipes (R$ 300,00 cada) e das atletas (R$ 15,00 cada). “Realmente foi necessário tomar essa atitude, pois precisávamos, a todo custo, reeditar o salonismo feminino pernambucano”, ressaltou Luiz Cláudio.

A primeira rodada, sábado, terá os seguintes jogos: Sport x Sesc/Santo Amaro, 18h, na Ilha do Retiro, Benfica/Santa Cruz x Rio Branco e Palmeirinha x Facol, a partir das 18h, na Acadepol.