Bivar assume o Sport pela quinta vez

Pela quinta vez, o advogado e bem-sucedido empresário Luciano Caldas Bivar, 60 anos, será o presidente do Sport Club do Recife, agora para o biênio 2005/06. Ele, o vice-presidente Pedro Corrêa Neto, e o novo Conselho Deliberativo, serão empossados hoje, em cerimônia que acontecerá no Salão Nobre do clube, a partir das 20h.

A presença de Bivar no comando leonino é marcada por conquistas e derrotas que, nos dois casos, fizeram história. Em seu primeiro mandato, no biênio 1989/90, o Sport deixou de ser bicampeão estadual – o Náutico foi o campeão –, tendo sido rebaixado para a Segunda Divisão nacional. No ano seguinte, novamente o Sport fracassou no Pernambucano. A volta por cima, porém, foi marcante, com o título de campeão brasileiro da Série B e o merecido retorno à elite.

Após o período inicial, Luciano Bivar só voltou a presidir o clube da Ilha do Retiro em 1997/98, quando o Sport conseguiu ser bi e tricampeão pernambucano, formando um time quase imbatível dentro de Pernambuco – o título de 98 foi obtido de forma invicta. No cenário nacional, boas campanhas no Campeonato Brasileiro e muito prestígio fora do Estado.

Reeleito em 1999/2000, o dirigente levou o Sport ao pentacampeonato pernambucano e, novamente, a um desempenho de respeito em nível nacional.

Tudo era sucesso quando Bivar disputou mais uma vez a eleição rubro-negra, agora concorrendo com o antigo aliado Wanderson Lacerda, com quem rompera no início de 1999. Luciano Bivar foi reeleito para o biênio 2001/02. Em suas mãos, a importante missão de conquistar o hexacampeonato estadual. Nada deu certo. O clube, que ganhou oito dos dez campeonatos disputados nos anos 90, naufragou após uma série de contratações erradas e a constante mudança de treinadores (foram quatro apenas no primeiro semestre). A soma destes fatores levou o clube à inevitável perda do título, para o rival Náutico, que havia 12 anos não ganhava nada.

A perda do hexacampeonato causou uma crise de enormes proporções na Ilha do Retiro. No início de agosto de 2001, faltando um ano e quatro meses para o término de seu mandato, Luciano Bivar renunciava à presidência do Sport.

Pouco mais de três anos após sua desgastante saída, o novo presidente rubro-negro volta ao clube. Como aconteceu em sua eleição passada, Luciano Bivar carrega um grande desafio: recuperar a hegemonia estadual, fazendo do Sport campeão no ano de seu centenário.