Bivar assume e inicia nova era

Com a posse de Luciano Bivar na presidência do Sport Club do Recife, ontem à noite, para o biênio 2005/2006, começa a contagem regressiva para que o departamento de futebol torne-se uma Sociedade Anônima (S.A.). A previsão é que em 90 dias o carro-chefe da agremiação seja uma empresa.

Durante a cerimônia de posse do novo Conselho Deliberativo e da nova diretoria executiva rubro-negra, o conselheiro e nome mais cotado para ser o presidente da Sport S.A., Harlan Gadelha, disse que deve começar em breve o processo de reformulação do estatuto leonino. “Primeiro deve-se alterar o estatuto do clube, que é arcaico. Depois o presidente executivo e o Conselho irão definir o estatuto da S.A”, explicou.

Segundo Gadelha, até o início de abril o departamento de futebol do Sport será autônomo. “Ainda não está definido se será apenas o futebol profissional ou também o amador”, destacou. “Mas o certo que é agora o futebol do Sport será administrado por profissionais. Hoje é feito de forma amadora, com conselheiros que dedicam 2 ou 3 horas por dia ao clube”, acrescentou.

Embora o processo ainda esteja em discussão interna, sem a participação dos conselheiros empossados ontem, o projeto prevê que o Sport S.A. terá como sócio majoritário o Sport Club do Recife, com 51% das ações. Os outros 49% podem ser divididos por vários investidores ou por ficar apenas com uma empresa.

Tudo, no entanto, depende da aprovação, ou não, do Conselho empossado ontem. Um sócio e ex-diretor, no entanto, disse ontem que a transformação não pode ser uma imposição do presidente Luciano Bivar. Segundo ele, se houver brechas onde o clube possa sair prejudicado haverá oposição ao projeto.

Alheios ao processo que deve mudar a rotina administrativa do clube, conselheiros e sócios lotaram a sede social da Ilha do Retiro, ontem à noite. Além de Bivar, foram empossados o novo vice-presidente executivo, Pedro Corrêa Neto, o presidente do Conselho, Guilherme Alburquerque, e seu vice, Ivo Dantas.

Os outros vice-presidentes devem ser definidos na próxima semana. Além de Severino Otávio (futebol) e Aloysio Monteiro (esportes amadores), devem ser chamados Luciano Monte (financeiro), Emanuel Gayoso (administrativo), Marcone Sávio (jurídico) e Otávio Coutinho (patrimônio).

Além do governador Jarbas Vasconcelos, compareceram à cerimônia de ontem três ex-presidentes: Fernando Pessoa, Silvio Pessoa e Wanderson Lacerda.