Chegou a hora de perder gordurinha

É de praxe. Geralmente, quando as pessoas entram de férias, a tendência é que voltem para o trabalho com a silhueta um pouco mais arrendodada . Quando as férias excedem 30 dias, então, essa tendência aumenta significativamente. No caso dos jogadores do Sport, o período de inatividade alcançou o período de 45 dias. Uma vez de volta aos trabalhos, chegou a hora de correr atrás do prejuízo e perder as gordurinhas ganhas pela falta de atividades regulares.

Os atletas leoninos se reapresentaram no dia 16 de novembro, e desde então trabalharam de forma intensa o físico. Todos os dias foi feito um circuito no campo auxiliar da Ilha do Retiro, com os jogadores correndo em média 45 minutos por dia. De acordo com um dos preparadores físicos do Sport, Edvaldo Takão, essa corrida é extremamente necessária no início dos trabalhos.

“Os jogadores estão num período de readaptação. Por mais que eles tenham se cuidado para não engordar, isso acaba acontecendo de forma natural, até porque eles ficaram parados por 45 dias, quando um jogador de futebol fica, no máximo, 30”, informou. “Temos que trabalhar o metabolismo da gordura. Mas nossos jogadores voltaram bem fisicamente, e estão evoluindo a cada dia”, completou. Para se ter uma idéia, o atacante Danilo Goiano voltou das férias mais magro do que saiu.

Takão falou ainda que, seguramente, o Sport terá um grupo bastante heterogêneo na temporada 2005, mas nada que chegue a comprometer o desempenho da equipe. “Que o grupo vai ser diferente, vai. A diretoria está contratando jogadores que ainda estão em atividade, enquanto os que aqui estão, não jogam desde o dia 25 de setembro. Quem chegar de agora em diante, vai precisar passar por um período de readaptação. Depois disso, o clube fará todos os testes médicos (lactato, cardiologia e espirometria, um exame para medir a capacidade respiratória). Em seguida, partiremos para a pré-temporada, onde faremos testes de força, flexibilidade e potência aeróbica”, afirmou Takão. Pode ser que a pré-temporada leonina, assim como a pré-temporada dos juniores, seja realizada em Paulo Afonso, na Bahia.

Segundo o fisiologista do Leão, Inaldo Freire, esse trabalho que está sendo feito agora vai render muitos frutos no futuro. “Muita gente fica desdenhando. Mas esse trabalho, além de queimar as gordurinhas ganhas nas férias, vai ajudar também no fortalecimento dos músculos”, finalizou.