A laranjinha de Ferreira é sagrada

Que o técnico do Sport, Luiz Carlos Ferreira, não é unanimidade entre os torcedores do Leão, todo mundo já sabe. Com seu estilo de trabalhar – digamos – pouco convencional, já que faz alterações constantes na equipe, vem sendo bastante contestado por não dar seqüência ao grupo. Isso sem falar que o time vem jogando mal. Sem contar o jogo de ontem, contra o Santo André, foram quatro empates (dois deles na Ilha) e uma vitória. Contudo, se parte da torcida já está pedindo sua cabeça, há uma pessoa na Ilha que não quer nem imaginar que Ferreira um dia saia do Sport: Nó, o vendedor de laranjas.

Isso tudo tem uma explicação. Sempre depois dos treinamentos na Ilha do Retiro, Ferreira fica perto de Nó e começa a chupar laranjas sem parar. Em um único dia, ele chega a chupar cerca de 13 laranjas depois do treino da tarde, uma quantidade considerada alta por qualquer pessoa. Menos por Ferreira.
“É que antes do treino da tarde eu não almoço. Acho que tenho que vir para o treino leve, e não comer coisas pesadas. Por isso, depois do treino gosto de chupar laranjas”, diz o treinador, que adora laranja mimo, mais doce e com mais caroços. O mais engraçado é que tão logo acaba uma laranja, ele vira para Nó e diz: “Me dá outra”. Parece que não vai parar mais. Se alguém chegar perto dele enquanto está chupando laranjas, ele não titubeia e vai logo oferecendo: “Você quer uma laranja? Pode pegar que eu pago”, diz.

Nó, que vende laranjas na Ilha há 35 anos, em um carrinho de mão, é só alegria por ter um cliente como esse. “Ele gosta muito de laranjas, por isso sempre depois do treino fico esperando porque sei que ele vai querer. O melhor mesmo é que paga direitinho, não dá calote. A torcida pode até não estar gostando muito dele, mas eu estou adorando”, afirmou. Para se ter idéia, na última terça-feira, o treinador leonino só parou de chupar laranja porque elas acabaram.

Ferreira é um dos poucos treinadores a alegrar Nó, que também vende água de coco, pipoca e chicletes. Segundo o vendedor, Hélio dos Anjos até costumava chupar laranja, mas não com muita freqüência. “Mas o pior mesmo era Leão (Émerson Leão). Durante o tempo que esteve aqui (pouco mais de seis meses), só tomou uma água de coco”, reclamou.

Luiz Carlos Ferreira falou que não gosta apenas de laranja, mas de frutas em geral. “Frutas, verduras e legumes são muito bons. É difícil dizer qual fruta gosto mais, porque todas são gostosas. Adoro manga bourbon, mas aqui em Recife não tem, só em São Paulo. Por isso, aqui chupo manga espada”, finalizou. “Espero que ele fique por aqui muito tempo”, diz Nó.

Alimento é rico em vitamina C – Mesmo sem almoçar e chupando laranjas, Ferreira ganhou uns quilinhos a mais. Aumentou três quilos, mas não coloca a culpa na fruta. “A comida daqui é muito boa, assim como o povo daqui. Estou comendo muito bem, apesar de não almoçar. Quando posso, como muito. Também gosto de tomar vitamina de maçã com pêra, abacate, banana”, disse.

A nutricionista do Leão, Flávia Carvalho, informou que não só a laranja, mas todas as frutas são boas para qualquer pessoa. “Laranja é rica em vitamina C e ajuda a acelerar o metabolismo por conta do tipo de fibra que possui. Não é calórica como dizem. Posso garantir que se ele engordou, não foi pelas laranjas”.

Contudo, ela aproveitou para alertar que só laranja não resolve. “Não sabia que ele não almoçava. A Nutrição recomenda que uma pessoa precisa fazer as três refeições básicas no dia (café da manhã, almoço e jantar). Ficar apenas chupando laranja não é bom. Melhor é se alimentar bem no café da manha e no almoço e maneirar um pouco no jantar. Mas como ele falou que gosta de frutas, verduras e legumes, deve estar com boa saúde”, afirmou.